Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / LUTO!

Tande chora morte precoce de Pampa em desabafo comovente: "Que dor"

O ex-jogador de vôlei Tande chora morte de antigo parceiro das quadras, que morreu nesta sexta-feira (7), aos 59 anos; confira!

Renata Garre

por Renata Garre

rnogueira_colab@caras.com.br

Publicado em 07/06/2024, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tande chora morte precoce de Pampa em desabafo comovente: "Que dor" - Reprodução/Instagram
Tande chora morte precoce de Pampa em desabafo comovente: "Que dor" - Reprodução/Instagram

O ex-jogador de vôlei e campeão olímpico Tande surgiu nas redes sociais nesta sexta-feira (7) para homenagear o amigo e parceiro de profissão, André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa. O atleta de 59 anos faleceu na manhã de hoje, após complicações pulmonares causadas por uma reação à quimioterapia. 

Pampa havia sido diagnosticado com Lindoma de Hodgkin (câncer do sistema linfático) e estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. No Instagram, Tande relembrou a parceria que tiveram quando faziam parte do mesmo time e destacou o desempenho do ente querido. 

“Hoje morreu uma parte desse time de meninos de ouro do Brasil. Você era um dos mais engraçados. Todo dia, você estava feliz, brincando. Agradeço a Deus por ter sido seu amigo, parceiro, ter pego sua amada filha ano colo (Rafinha) e ainda ter jogado ao lado de um dos caras que eu vi bater mais quente numa bola", começou ele no story do Instagram.

"Obrigado por todo seu esforço, todo seu coração maravilhoso, e que papai do céu te receba como um verdadeiro campeão do Olimpo. Te amo!”, acrescentou Tande, que concluiu com um desabafo: "Luto. Que dor!"

Tande desabafa sobre morte de Pampa

TRAJETÓRIA DE PAMPA NO VÔLEI

Natural de Recife, Pampa disputou sua primeira olimpíada em Seul, em 1988, quando a seleção do Brasil ocupou a quarta posição. Quatro anos depois, foi campeão olímpico nos Jogos de Barcelona. Mais tarde, aposentado, resolveu investir na política e administração pública.

O apelido Pampa surgiu no começo de sua carreira profissional. André chamou atenção pela força de sua cortada e foi comparado a um cavalo pampa, tradicional raça brasileira. Vale lembrar que o famoso passou por diversos cliubes, como Palmeiras e Suzano, além de defender equipes do exterior, como Lazio e Napoli na Itália.

Também atuou no vôlei japonês, pelo Nec/Osaka. Contudo, foi na seleção em que ficou mais conhecido, com o título olímpico de 1992 e a medalha de ouro na Liga Mundial do ano seguinte. Pampa trabalhou no Ministério do Esporte entre os anos de 2000 e 2002, e foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano (SP) de 2007 a 2010. Entre 2013 e 2015 foi Secretário de Esportes de Campos (RJ) e, na sequência, ficou à frente da Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.