Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / TEMPO ERRADO

Por que a Globo errou ao escolher fazer o remake de Renascer?

Entenda porque remake de 'Renascer' não virou popular entre o público, enquanto outras novelas da emissora se destacam

Por que 'Renascer' ainda não cativou o público? - Reprodução/TV Globo
Por que 'Renascer' ainda não cativou o público? - Reprodução/TV Globo

Na última semana, a reprise de Alma Gêmea conquistou mais um feito, além de apresentar recorde de audiência semanal pela terceira vez seguida, ela tornou-se um fenômeno no Globoplay e se consagrou como a novela mais assistida da plataforma. Diante desse cenário, fica uma dúvida: a Globo errou ao escolher fazer o remake de Renascer neste momento? Entenda.

Quando falamos de Brasil, há mais de 70 anos novelas são fenômenos por aqui, nosso país tem um mercado muito forte em folhetins nacionais, não é por acaso que atualmente a TV Globo investe tanto em remakes de clássicos da teledramaturgia, mas será que o público brasileiro se cansou?

Diferente da versão original, Renascer não caiu facilmente no gosto do público. A primeira fase obteve bons resultados, mas com o passar do tempo a trama ficou estacionada, a história não anda e quando tem novos acontecimentos parece que eles são uma adaptação bastante diferente da versão original.

Este pode ser um sinal de alerta, como a obra se consolidou um dos grandes clássicos da teledramaturgia brasileira, o público de Renascer é muito fiel à história. Talvez este seja um dos maiores desafios para escrever um remake, porque é evidente que a trama precisa se adaptar para o período atual, mas de uma maneira sutil. 

NÃO FOI O MOMENTO

Parece que a TV Globo ficou empolgada com o remake de Pantanal, exibida em 2022. A obra rendeu bons números para emissora e, apesar de alguns deslizes, ela foi um sucesso e se tornou popular rapidamente seguindo o caminho de sua versão original. Porém, a escolha do remake de Renascer com menos de três anos foi muito arriscada. 

A trama dessas duas novelas é similar, não chega a ser a mesma, mas existem muitos pontos parecidos, o público mal teve tempo de "respirar" e já colocaram outra história com o enredo semelhante, o que atrapalha em sua popularidade.

Outro ponto foi com relação a escalação de alguns atores, como o caso de Marcos Palmeira. Veja bem, apesar dele ser um grande nome da teledramaturgia brasileira e entregar uma excelente atuação, por integrar o elenco das duas novelas acaba passando mais uma similaridade entre as histórias. 

NÚMEROS NÃO MENTEM

Segundo dados da Kantar Ibope Media, a audiência de Renascer não é uma das melhores. Na primeira fase da trama, ela caiu no gosto do público e marcou 26 pontos, em pouco tempo, os números começaram a cair e a novela vive na casa dos 25 pontos. Terra e Paixão sua antecessora já chegou a marcar 30 pontos, além disso, não era um evento excepcional quando atingia 27 ou 28 de audiência. 

Fato é, Renascer é uma trama que apresenta uma boa história e tem tudo para se recuperar em níveis de audiência, possivelmente esse não foi o momento certo para adaptar essa obra, mas com o enredo cativante e boa escolha de elenco, a novela ainda tem salvação. 

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE: