Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Casamento com Gretchen e mudança de nome: 7 curiosidades sobre o cantor Chrystian

O cantor Chrystian morreu aos 67 anos na última quarta-feira (19). Relembre 7 curiosidades sobre o cantor

Saiba 7 curiosidades sobre o sertanejo Chrystian - Reprodução/Instagram
Saiba 7 curiosidades sobre o sertanejo Chrystian - Reprodução/Instagram

Na noite de quarta-feira (19), a morte do sertanejo Chrystian, ex-dupla de Ralf, chocou a internet e comoveu os fãs. Aos 67 anos, o artista havia sido socorrido às pressas na manhã do mesmo dia e transportado de helicóptero da Polícia Militar até o Hospital Samaritano, mas não resistiu. Ao longo de sua carreira, ele ficou conhecido por seu grande talento e também chamou a atenção por diversos momentos em sua vida pessoal, como o seu relacionamento com Gretchen. A seguir, veja sete curiosidades envolvendo o músico.

1. Mudanças de nome

Em novembro de 1956, José Pereira da Silva Neto nasceu em Goiânia. Aos seis anos, passou a usar o nome artístico Zezinho em suas primeira produções. Ao se mudar para São Paulo, começou a assinar como Charles por um breve tempo. Já em 1983, a dupla lançou seu primeiro trabalho como Chrystian e Ralf. A ideia de usar nomes próximos à cultura norte-americana era incentivada pelas gravadoras. 

2. Casamento com Gretchen

Em 1981, Chrystian e Gretchen oficializaram a união. O relacionamento durou apenas seis meses e a artista admitiu em sua biografia Gretchen, uma biografia quase autorizada que colocou fim em seu casamento após suspostas traições por parte do sertanejo. Dezesseis anos depois, o artista se casou com Key Vieira, com quem teve dois filhos, João e Lia.

"Perguntei, bufando, e diretamente ao Chrystian, se era verdade que tinha dormido com as chacretes. Ele não só assumiu, como confirmou que ela não era sua primeira aventura extraconjugal. Ou seja, várias delas haviam passado pela cama em que dormíamos juntos. Inclusive, acho que não poupou nenhuma (…) Ele ainda teve a cara de pau de declarar que só transou com a Rita (Cadillac) (...) Pior que isso era constatar que o homem com quem havia me casado não era do tipo que se satisfazia com uma só mulher para se afirmar como macho. Diante das câmeras, ele se mostrava um maridão mas, ao voltar para casa, enchia nossa cama de mulheres. (…) Fiquei tão traumatizada que, por um bom tempo, não quis ouvir a palavra casamento", esclareceu em um dos trechos.

3. Parceria com Marília Pêra 

Para comemorar os dez anos de carreira artística, a dupla Chrystian & Ralf convidou a atriz Marília Pêra para comandar o show Viajantes da Canção. Na época, eles cantavam músicas de Elis Regina e Dalva de Oliveira e o intuito da turnê era mostrar que tinham potencial para outros gêneros musicais.

4. Tretas com o irmão

Em 1999, Chrystian e Ralf anunciaram a separação dois meses após o lançamento do CD Estação Paraíso. A notícia abalou os fãs, mas em maio de 2001 retomaram a parceria. Vinte anos depois, o sertanejo comunicou que seguiria sua carreira solo por cinco anos e emplacou sua primeira turnê. O próprio cantor admitiu que a dupla "não ia bem" há algum tempo e que, por serem irmãos, enfrentaram problemas de convivência.

5. Doença genética

O artista sofria de rim policístico, um distúrbio hereditário em que grupos de cistos se desenvolvem no órgão. Esses cistos podem danificar seu funcionamento e tem causas genéticas, mas também podem se desenvolver sem histórico familiar.

A condição fez com que ele precisasse passar por um transplante de órgão, que seria doada pela sua esposa, Key Vieira. A cirurgia estava marcada para março deste ano, mas exames preliminares identificaram que não era possível realizar o procedimento. A operação de Chrystian foi adiada para o fim do ano para que ele se recuperasse durante os meses, mas ele não resistiu. 

6. Publicitário

Antes de emplacar sua carreira artística, Chrystian poderia ter iniciado sua jornada no meio publicitário. Em entrevista, ele admitiu que cursou até o segundo ano da faculdade de Publicidade e Propaganda: "Fatalmente eu seria publicitário, porque adoro publicidade".

7. Sucesso da dupla

Chrystian e Ralf formaram a primeira banda a gravar em formato de CD e os primeiros a vender um milhão de cópias de LP. Esse foi um grande feito entre os anos 1980 e 1990 e apenas Roberto Carlos atingiu a conquista em solo nacional.