Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / TAREFA DIFÍCIL

Vale Tudo: Escalação de Taís Araujo como Raquel cria desafio para arrumar uma nova Maria de Fátima

Globo tem difícil missão no remake de Vale Tudo: escalar uma atriz para interpretar Maria de Fátima. Na nova versão, quem ficará com esse papel?

Quem será Maria de Fátima? - Reprodução/Globo
Quem será Maria de Fátima? - Reprodução/Globo

Parece que a TV Globo decidiu manter a ideia do remake da novela Vale Tudo. Com os trabalhos avançando, alguns atores já estão sendo noticiados no elenco, é o caso da atriz Tais Araújo. Adaptar uma trama não é uma tarefa fácil, sobretudo essa que é considerada um dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira, porém, tem outro desafio: escalar alguém para interpretar Maria de Fátima.

Segundo o Jornal Extra, com informações divulgadas nesta semana, as atrizes Bella Campos e Giullia Buscacio estão cotadas para interpretar Maria de Fátima. O Jornal também divulgou que Tais Araújo está escalada para interpretar Raquel (Regina Duarte), a mãe da personagem.

Na versão original, Maria de Fátima foi interpretada por Glória Pires, atualmente, uma das maiores atrizes do país. Já dá para perceber que será um desafio corresponder as expectativas do público com relação a esse papel. 

Glória Pires tinha em torno de 25 anos na época, mas não era nenhuma novidade nos folhetins, ou seja, essa escalação precisa ser uma atriz jovem, mas que segure a onda para interpretar uma personagem tão complexa. Porque, apesar de ter uma aparência angelical, Maria de Fátima é bastante calculista e, até mesmo, cruel com os próprios pais. 

Outro ponto, com Taís Araújo, uma das maiores atrizes da televisão brasileira, interpretando o papel de Raquel. A jovem que for escalada para viver Maria de Fátima, também precisa conseguir manter o ritmo das cenas com a atriz veterana. 

Na trama, ao contrário da mãe, Raquel (Regina Duarte), que sempre batalhou para sobreviver honestamente, a personagem de Glória é movida por seu desejo quase doentio de subir na vida e tem completa aversão à sua origem e à pobreza. Ela é capaz de passar por cima de tudo e todos para atingir seus objetivos.

VALE TUDO ATUALMENTE? 

Outro desafio é o de adaptar o enredo da personagem. A novela foi um sucesso no final da década de 1980, porque representava bem o Brasil daquela época! Por exemplo, em uma cena muito marcante de Maria de Fátima, ela observa seus pais conversarem sobre finanças.

O pano de fundo são as relações familiares, mas está sobre a mesa o Brasil após a redemocratização. A mãe reclama das contas atrasadas, dos gastos e farras do marido, do nome sujo. Ela é surrada ao expor as inconsistências daquele modo de vida que estava chegando ao fim. No texto, o autor mostra a luta do trabalhador brasileiro por uma vida digna.

Maria de Fátima, ao expôr sua vilania, mostra duas ideias de Brasil colidiam para a construção de um novo país: de um lado a classe trabalhadora que tentava sobreviver ao fracasso do milagre econômico. De outro, a ambição daqueles que buscam uma nova vida e ascensão financeira. Uma cena clássica, mas de um momento muito específico que o país vivia. 

NO REMAKE

Vale Tudo foi originalmente escrita por Aguinaldo Silva em parceria com Gilberto Braga e Leonor Bassères. A informação que se tem é que o remake será escrito por Manuela Dias. Ela ficará no lugar de Mania de Você, novela que vai substituir Renascer. O retorno do clássico da teledramaturgia brasileira é para comemorar os 60 anos da emissora.