Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Luto!

Morre Ilva Niño, a Mina de 'Roque Santeiro', aos 89 anos

Eterna Mina de 'Roque Santeiro', a atriz Ilva Niño morreu nesta quarta-feira (12) aos 89 anos; saiba mais

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 12/06/2024, às 12h05 - Atualizado às 12h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eterna Mina de 'Roque Santeiro', a atriz Ilva Niño morreu nesta quarta-feira (12) aos 89 anos; saiba mais - Reprodução/Globo
Eterna Mina de 'Roque Santeiro', a atriz Ilva Niño morreu nesta quarta-feira (12) aos 89 anos; saiba mais - Reprodução/Globo

A atriz Ilva Niño, conhecida por seu papel como a empregada Mina na icônica novela 'Roque Santeiro', faleceu nesta quarta-feira (12) no Rio de Janeiro, aos 89 anos. A notícia foi confirmada pelo G1, que informou que Ilva estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde 13 de maio após uma cirurgia cardíaca.

Ilva Niño deixa um legado impressionante com mais de 30 novelas e diversas participações em séries, consolidando-se como uma das grandes damas da televisão brasileira. Ela foi casada com Luiz Mendonça e teve um filho, Luiz Carlos Niño, ambos já falecidos.

O corpo da atriz será cremado nesta quinta-feira, embora o local e o horário ainda não tenham sido definidos.

A Trajetória de Ilva Niño

Nascida em Floresta, Pernambuco, Ilva completaria 90 anos em 15 de novembro. Sua paixão pelo teatro começou na Escola Normal, onde participou de um curso de teatro grego ministrado por Ariano Suassuna, culminando em sua atuação na montagem de 'Antígona'.

Durante o governo de Miguel Arraes, no início dos anos 60, Ilva se destacou no Movimento de Cultura Popular. Após o golpe de 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro com seu marido. A cidade já era familiar para o casal, que se apresentou em 1957 no festival de teatro com 'O Auto da Compadecida', peça que rendeu a Suassuna o prêmio de melhor autor.

Ilva Niño em Roque Santeiro, 1985
Ilva Niño em Roque Santeiro, 1985 - Geraldo Modesto/Globo

Carreira brilhante

Ilva Niño brilhou no teatro em produções como 'O Berço do Herói' e 'O Pagador de Promessas'. Sua trajetória na TV começou com a contratação do escritor Dias Gomes pela Globo, resultando em papéis em 'Verão Vermelho' (1969) e 'Bandeira 2' (1971).

A atriz também integrou o elenco de 'A Patota' (1972), 'Gabriela' (1975) e 'Sem Lenço, sem Documento' (1977). Em 'Pecado Capital' (1975), interpretou a mãe das personagens de Betty Faria e Elizangela. Ilva também participou de 'Feijão Maravilha' (1979).

Seu papel mais memorável veio em 1985 com 'Roque Santeiro', onde deu vida à Mina, a confidente da viúva Porcina. Em entrevista ao Memória Globo, Ilva destacou a duradoura popularidade da personagem: “Uma pontinha de nada em Roque Santeiro, e a Mina não morreu nunca, até hoje todo mundo grita pela Mina na rua.”

Na década de 1980, Ilva Niño firmou-se como uma das artistas mais queridas da televisão, com atuações em 'Água Viva' (1980), 'Partido Alto' (1984), 'O Outro' (1987), 'Bebê a Bordo' (1988) e 'Sexo dos Anjos' (1989). Ilva também fez parte da primeira minissérie da Globo, 'Lampião e Maria Bonita' (1982), de Aguinaldo Silva e Doc Comparato, interpretando Odete, a mãe de Maria Bonita.

Ilda Niño em Bebê a Bordo, de Carlos Lombardi, 1989
Ilva Niño em Gabriela - 1ª versão, 1975
Ilva Niño em depoimento ao Memória Globo, 16/02/2017

Campeão olímpico de vôlei, Pampa morre aos 59 anos

Campeão olímpico de vôlei em 1992, André Felippe Falbo Ferreira, mais conhecido como Pampa, morreu nesta sexta-feira (7), após complicações pulmonares causadas por uma reação à quimioterapia. O atleta de 59 anos havia sido diagnosticado com Lindoma de Hodgkin (câncer do sistema linfático) e estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Saiba mais!