Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / ENTENDA!

Saiba o que é polidactilia, deformidade congênita que afeta a cantora Marvvila do BBB23

Marvvila revelou no BBB23 que tem polidactilia e chocou os telespectadores; saiba o que é essa deformidade congênita e entenda quais são as causas

Redação Contigo! Publicado em 08/02/2023, às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O que é polidactilia - Reprodução/TV Globo
O que é polidactilia - Reprodução/TV Globo

No BBB23, Marvvila contou uma curiosidade sobre si mesma. A cantora revelou que tem polidactilia, mas sente muita vergonha disso. Saiba o que é e quais são as causas:

A polidactilia é a presença de dedos adicionais nas mãos ou pés. Por mais que alguns pacientes precisem de tratamento ou acompanhamento médico, outros vivem normalmente com essa deformidade congênita.

Os dedos extras podem ser não funcionais, sem a parte óssea, ou então totalmente formados, como qualquer outro dedo da mão ou do pé. A causa, às vezes desconhecida, pode ser por uma alteração genética e, por isso, pessoas da mesma família podem nascer com a polidactilia.

De acordo com o Dr. Drauzio Varella a deformidade também pode ocorrer em decorrência de algumas síndromes, como a síndrome de Greig e a síndrome de Bardet-Biedl, por isso é necessário investigar logo após o diagnóstico.

Para o tratamento, a cirurgia é bastante recomendada pelos médicos, não só para evitar a limitação funcional, como também pela estética. Quando o dedo extra não contém parte óssea e nem músculos e ligamentos, o procedimento é mais fácil. Entretanto, se for como qualquer outro dedo, os cuidados são maiores e a melhor forma e momento de realizar a cirurgia deve ser estudada com o médico.

Caso de Marvvila

A cantora Marvvila deixou Ricardo perplexo na noite desta segunda-feira (6) ao contar que tem um dedo extra. "Isso aqui é um dedo", disse ela. "Eu nasci assim", completou. O biomédico ficou surpreso com a revelação e pediu mais detalhes. "Ah, foi arrancado isso aí?", disse.

Ela então explicou que a questão é genética. "Eu nasci assim. Vamos lá. Meu avô, minha mãe, os filhos da minha mãe, a irmã da minha mãe, os sete filhos da irmã da minha mãe, meus primos, os filhos dos meus primos. Genética fortíssima", diz a sister.

Ricardo então lembrou que o nome desse tipo de condição é "polidactilia". Ela disse que não lembrava. "Eu não sei como é o nome, eu sei que é um dedo pendurado. Penduradinho num fio e tem uma unhazinha aqui. Eu ia arrancar antes de vir pra cá. Eu odeio isso aqui, sempre tive vergonha...", confessa.