Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / CUIDADOS

Dores, desmaios e cirurgia: os relatos das famosas que já sofreram com a endometriose

Endometriose, que levará Anitta a ser operada é bastante comum e diversas famosas sofreram com as dores; veja

Luisa Scavone Publicado em 08/07/2022, às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Famosas que sofreram com endometriose - Reprodução/Instagram
Famosas que sofreram com endometriose - Reprodução/Instagram

Anitta anunciou na madrugada desta sexta-feira (8) que passará por uma cirurgia, após receber o diagnóstico de endometriose. Segundo o Ministério da Saúde, a doença surge porque células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Por mais que a doença seja incômoda e requer um tratamento, é bastante comum. Além de Anitta, diversas outras famosas já relataram que sofreram com a endometriose e como as dores são intensas.

Saibam quem são e quais os seus relatos!

Patrícia Poeta

Durante o quadro Bem Estar no Encontro, nesta sexta-feira, (8), a jornalista contou estar lidando com a condição: "Eu descobri recentemente que eu tenho endometriose, não operei ainda". Ela ressalta que a doença silenciosa muitas vezes passa despercebida: "Às vezes as mulheres demoram 40 anos pra descobrir. Foi o meu caso".

Michele Loreto

Durante a conversa com Patrícia Poeta no Encontro, Michele Loreto disse que já teve a doença e foi operada. "Eu tive endometriose e operei há quase 20 anos. Fico sempre de olho porque eu sofri muito", contou, explicando como era: "Eu tinha dor de desmaiar. Tava trabalhando, entrevistando alguém, de repente eu caía".

Giovanna Ewbank

A apresentadora passou pela cirurgia para tratar a endometriose, após sentir incômodos durante as relações sexuais. Mesmo com o diagnóstico, e claro com todos os cuidados médicos, Giovanna engravidou de Zyan, que hoje está com quase dois anos.

Fernanda Machado

A atriz sofria de cólicas que acreditava ser menstruais. “Aos 30 anos, as dores pioraram bastante e começaram a limitar as minhas atividades. Foi então que descobri um cisto no ovário direito, que depois soube que era endometrioma, um reflexo da doença”, disse a atriz, em 2014. Atualmente Fernanda é mãe de Luca e Leo.

Wanessa Camargo

“Sentia muitas dores nas costas e não podia menstruar por causa da endometriose. Emendava uma cartela na outra do anticoncepcional. No meu caso ia precisar operar toda parte do intestino, mas aí foi só a parede do útero”, contou a cantora em 2014 no Mais Você. Wanessa, que hoje é mãe de José Marcus e João Francisco, só pôde engravidar depois de uma cirurgia no útero que, se não fosse feita, poderia torná-la infértil.

Larissa Manoela

Outra atriz que, mesmo super nova, já sofreu com as dores causadas pela doença, foi a atriz e cantora Larissa Manoela. Ela descobriu a endometriose e fez uma live nas redes sociais para alertar e conscientizar outras meninas sobre o assunto. "Me assustou, porque um dos meus maiores sonhos é ser mãe, então, graças a Deus eu descobri no início e peguei no estado inicial", comentou.

Malu Mader

No caso da atriz, a endometriose foi prejudicial na tentativa de engravidar. Mãe de João e Antônio, ela precisou tomar injeções para não menstruar.

Ana Paula Padrão

A jornalista enfrentou muita dificuldade para engravidar. Tentou a fertilização in vitro quatro vezes, engravidou pelo método natural, mas perdeu o bebê com três meses de gestação. Em entrevista à Lola, em 2013, disse: “Vivemos o luto da gravidez interrompida. A gente faz planos, eu me sentia linda, engordando na cintura. Foi difícil. Durante o tratamento, o corpo e o humor viram uma montanha-russa”.

Em 2021, usou suas redes sociais no Dia das Crianças para desabafar e disse que, mesmo sofrendo na época, hoje enxerga tudo com outros olhos. “Não estou aqui defendendo que mulheres não tenham filhos se assim desejarem. Estou aqui mostrando que o fato de não ser mãe não faz de mim uma mulher incompleta nem uma pessoa triste. Ao contrário”, comentou.

Tata Werneck

Tata também sofre com a doença, mas conseguiu engravidar de Clara Maria antes mesmo de realizar o tratamento. Em entrevista para Patrícia Kogut, do O Globo, a humorista disse que sua gestação foi uma surpresa. "Eu estava me preparando para fazer uma cirurgia de endometriose. Nem sabia que poderia engravidar!", disse no início de sua gestação.

Adriana Esteves

A atriz é mãe de Felipe e Vicente, mas teve medo de não conseguir engravidar por conta da doença. Em conversa com a revista Criativa, ela contou: “Tentei engravidar por quase quatro anos. Fui operada de um cisto no ovário e logo depois tive uma endometriose. Fiquei desesperada com a ideia de não conseguir ter filhos”.

Suzana Alves

Após três anos tentando engravidar, a atriz precisou passar por um processo de fertilização in vitro para engravidar de Benjamin, de 5 anos. Isso porque ela teve uma obstrução das trompas, causada pela endometriose, o que dificultava a fecundação do óvulo