Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / SAÚDE

Preta Gil revela que seu melasma piorou após quimioterapia; entenda a relação

Após Preta Gil compartilhar que vive com melasma, especialista em dermatologia esclarece qual a relação entre o tratamento quimioterápico e a condição

Cantora Preta Gil compartilhou que vive com melasma - Reprodução/Instagram
Cantora Preta Gil compartilhou que vive com melasma - Reprodução/Instagram

Na última segunda-feira, 18, a cantora, atriz e empresária Preta Gil (49) utilizou de suas redes sociais para revelar que tem melasma e que a condição piorou depois do seu tratamento contra o câncer, mas existe alguma relação entre as manchas no rosto com o tratamento oncológico? 

Em entrevista à Contigo! a Dra. Francini Belluci, médica dermatologista da Clínica Mizu - Centro de Cuidado Humano e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esclarece: "A quimioteria pode causar algumas alteração na pele, não só perda de pelos e cabelos".

"Ela também pode causar um aumento da produção de melanina, como a hiperpigmentação, então, pode sim piorar o melasma durante o tratamento quimioterápico. Geralmente, após o término do ciclo de quimioterapia as manchas tendem a melhorar", declara.

O melasma é uma doença crônica que tem alguns fatores desencadeantes e o principal deles é a exposição a radiação ultravioleta. A Dra.Francini reforça que ainda podem existir outros gatilhos para a doença: "Pode ser o uso de anticoncepcionais, algumas alterações hormonais e gestação.

A especialista também esclarece mais sobre a condição: "Ele [melasma] é caracterizado pelo aparecimento de manchas na pele, tanto no rosto como extrafacial. É uma doença que tem vários componentes, como inflamatório, vascularização, envelhecimento e tem o componente de aumento de produção de pigmento". 

Por ser uma doença crônica, ele não tem cura, ele tem tratamento e controle, mas não se pode falar em desaparecimento total e definitivo das manchas. Apesar de ser mais comum em mulheres, também pode acometer homens.

Fator Emocional

No ano passado, enquanto fazia quimioterapia, Preta Gil anunciou o término do seu casamento com Rodrigo Godoy (35). Em um dos momentos mais difíceis de sua vida, a cantora ainda descobriu que estava sendo traída pelo seu ex-marido.

A Dra. Francini também reforça que existe uma relação entre as manchas com o emocional: "Como em qualquer outra doença, os fatores emocionais podem acarretar em uma piora sim, e, por ser uma doença inflamatória, essa questão do estresse emocional pode levar a uma piora da pigmentação em quem tem melasma".