Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / DESABAFO

Manoel Soares quebra o protocolo no 'Encontro' e faz agradecimento para Lula: "Importante"

Manoel Soares quebra o protocolo ao vivo durante o programa; decisão repercutiu nas redes sociais

Redação Contigo! Publicado em 12/01/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manoel Soares quebra o protocolo e faz agradecimento para Lula: "Importante" - Reprodução/ Instagram
Manoel Soares quebra o protocolo e faz agradecimento para Lula: "Importante" - Reprodução/ Instagram

O apresentador Manoel Soares surpreendeu o público do Encontro ao fazer um desabafo ao vivo sobre o combate ao racismo no Brasil nesta quinta-feira (12). Ele fez até elogios para o presidente Lula.

Tudo começou quando o programa repercutiu a decisão do presidente que sancionou um projeto de lei que faz a equivalência entre o crime de "injúria racial" e o de "racismo".

Além de aumentar as penas, a nova lei tipifica os crimes e facilita a aplicação de penas mais rigorosas.

“Por falar em práticas racistas, eu quero destacar algo que nos deixou muito felizes. Agora, tem uma lei que vai ser colocada em prática, é uma notícia de ontem a noite, uma lei que está sendo esperada há mais de oito anos, que é a lei que equipara o crime de injúria racial ao crime de racismo, que por sinal é inafiançável e imprescritível”, disse ele.

Ele seguiu explicando que as mudanças na legislação serão fundamentais. “Essa lei foi sancionada ontem pelo presidente Lula e, com essa nova lei, a punição para injúria racial passa a ser de dois a cinco anos de prisão. Isso é tão importante, pois antigamente, se uma pessoa virasse e te chamasse de ‘macaco’, isso não era caracterizado racismo, por incrível que pareça. Isso era apenas injúria racial, o que daria de seis meses a um ano de prisão, se a pessoa fosse condenada”.

Esperançoso com o futuro, Manoel Soares abriu o coração. “Hoje, essa prática é tipificada como racismo e está enquadrada dentro da lei de número 7716, ou seja, nós tivemos um grande avanço. Parabéns a todos que lutaram, parabéns a todo o movimento negro, que há mais de 20 anos tá pleiteando isso… Tomara que essa lei agora funcione e sem cestas básicas”, pediu. 

CANCELOU A AGENDA

Após alguns dias internado em um hospital nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta hospitalar. Dessa forma, ele voltou ao condomínio de luxo que está hospedado na Flórida e falou sobre seu retorno para o Brasil. 

Em entrevista à CNN, ele declarou que pretende voltar para o país antes do prazo planejado. Vale lembrar que ele está por lá desde dezembro, pois viajou um pouco antes do fim de seu mandato presidencial.