Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / GRAVE

Lipedema: conheça a doença que aflige repórter do 'Mais Você'

O que é lipedema? Conheça a doença que atinge Ju Massaoka e mais 5 milhões de mulheres no Brasil

Laura Vicaria

por Laura Vicaria

lvicaria@editoracaras.com.br

Publicado em 23/08/2023, às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lipedema: conheça a doença que aflige repórter do 'Mais Você' - Reprodução/TV Globo
Lipedema: conheça a doença que aflige repórter do 'Mais Você' - Reprodução/TV Globo

A repórter Ju Massaoka, do Mais Você, revelou nesta quarta-feira (23) que foi diagnosticada com uma doença séria, mas muito comum entre mulheres: o lipedema. Mas você conhece essa condição que atinge a jornalista e mais de 5 milhões de mulheres no Brasil?

O lipedema se caracteriza pelo acúmulo de gordura nos braços ou nas pernas. Muito confundida com a obesidade ou o sobre-peso, a doença age no tecido adiposo, gerando a proliferação e inflamação das células nos membros superiores e inferiores.

Reconhecida em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o lipedema atinge majoritariamente as mulheres, que percebem uma grande mudança em sua forma física. Em casos mais graves, a doença pode desencadear outros fatores preocupantes à saúde.

Apesar de ser uma condição extremamente comum, ainda não é possível dizer qual é a causa exata do lipedema. Porém, estudos apostam que o desenvolvimento da patologia esteja ligada aos hormônios ou a um fator genético.

"Fiquei assustada quando eu descobri a quantidade de pessoas afetadas por essa doença. Acredita que aqui no Brasil uma em cada dez mulheres tem lipedema? É uma doença subdiagnosticada porque é confundida com outros problemas", desabafou Ju Massaoka nesta manhã.

Os sintomas podem variar muito de caso para caso. Porém, os sinais mais comuns são: hiperpigmentação, acumulo de gordura nos tornozelos, episódios de inflamação, coceira, pressão nas panturrilha e entre outros. 

VÍTIMA DE STALKER

A repórter Ju Massaoka, do Mais Você, revelou nesta quarta-feira (23) que foi alvo da perseguição de um homem assustador e precisou se precaver. Ela percebeu a existência do "stalker" em uma situação particularmente amedrontadora.

Em entrevista ao Notícias da TV, a companheira de Ana Maria Braga no programa matinal contou que estava em um hotel quando recebeu a visita indesejada. O rapaz, obcecado por ela, tentou uma tática para ter acesso ao quarto em que Ju estava.

Não perca nada sobre as celebridades: siga a Contigo! no Instagram.