Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / PODCAST

Gerações de representatividade: Mulheres negras na teledramaturgia

Confira as atrizes negras e empoderadas que inspiraram a representatividade na teledramaturgia

Pâmella Gomes, sob supervisão de Victória Gearini Publicado em 21/06/2022, às 21h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taís Araújo (à esq.) e Zezé Motta (à dir.) - Divulgação / Instagram
Taís Araújo (à esq.) e Zezé Motta (à dir.) - Divulgação / Instagram

Vocês já notaram que quando falamos em papeis de destaque, seja em produções cinematográficas, teatrais ou telenovelas, temos poucos personagens protagonistas negros em evidência? Com exceção de personagens que remetiam a escravos ou atrelados a trabalhos domésticos e criminalidade.

No passado, era comum atores brancos interpretarem personagens negros. Apesar de ainda estar muito longe do ideal, a representatividade no setor vem ganhando notoriedade e brilhando na TV com papeis ilustres. Contudo, com o passar das décadas artistas negros foram ganhando maior espaço na mídia e ao redor do mundo.

Pensando nisso, a Contigo! trouxe mulheres talentosas da teledramaturgia nacional que você precisa conhecer.

Taís Araújo

Vamos começar falando de uma das atrizes negras mais empoderadas em representatividade da história na TV: Táis Araújo. A atriz teve seu primeiro papel de destaque em ‘Xica da Silva’, onde fez muito sucesso com o papel principal. Outro trabalho de grande importância da atriz foi interpretar Helena, onde fez a clássica personagem das novelas de Manoel Carlos.

Zezé Motta

Zézé Motta é uma das grandes referências da teledramaturgia brasileira para a nova geração. A atriz coleciona mais de 20 novelas ao longo de sua trajetória, sendo um dos principais trabalhos de destaque da atriz em 'Corpo a Corpo' de 1984, onde viveu a arquiteta Sônia.

O folhetim abordava a relação interracial com Cláudio, vivido por Marcos Paulo, mas o relacionamento não era aceito pelo pai do rapaz, pelo fato de Sônia ser negra. A trama foi um grande marco na carreira da artista.

Para saber mais sobre grandes talentos negros da teledramaturgia, ouça agora o podcast da Contigo! disponível nas melhores plataformas de áudio.

Clique aqui e saiba mais sobre outros episódios exclusivos!


NOVELAS / PODCAST

Para uma boa história de uma mocinha ou mocinho de novela, o papel do vilão é fundamental para a trama. Por isso, os antogonistas são personagens tão importantes quanto os protagonistas, não é mesmo? Clique aqui e saiba mais.