Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / A PARTIR DO DIA 11

Entenda por que a nova grade do SBT pode ajudar a Globo em audiência

Mudança na programação do SBT deixa o público órfão após uma década, abrindo o caminho para a Globo conquistar o telespectador

Arthur Pazin

por Arthur Pazin

apazin_colab@caras.com.br

Publicado em 06/03/2024, às 12h09 - Atualizado em 11/03/2024, às 16h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lara (Deborah Secco) e Mário Fofoca (Lázaro Ramos) em Elas por Elas - Reprodução/Globo
Lara (Deborah Secco) e Mário Fofoca (Lázaro Ramos) em Elas por Elas - Reprodução/Globo

A partir da segunda-feira, 11, o SBT lança sua nova grade de programação. A mudança pode acabar contribuindo, diretamente, a Globo em audiência no final da tarde e início da noite, horário consagrado para a teledramaturgia da casa. É que com a nova programação, parte do público que está familiarizado com novelas na emissora de Silvio Santos pode migrar para o principal canal da TV aberta, que vai se isolar no período como a única emissora a exibir folhetins.

Apesar de mexer constantemente em sua grade, o SBT tem mantido a transmissão de tramas mexicanas no final das tardes pelo menos há 10 anos. Em 2011, a emissora voltou a reprisar novelas mexicanas na faixa das 16h depois de exibir - sem muito barulho - alguns folhetins inéditos da Televisa de forma isolada nos primeiros anos daquela década - entre eles as despercebidas exibições de As Tontas Não Vão ao Céu e Camaleões.

Com o sucesso das clássicas reprises da Thalia como Marimar, Maria do Bairro e até mesmo Maria Mercedes - que diferente das irmãs de sua triologia nunca mais havia sido reprisada depois dos anos 1990 - o SBT, que desde 2010 apostava mais nos repetecos de sua própria teledramaturgia - como Pérola Negra, Esmeralda e Canavial de Paixões - passou então a turbinar mais uma vez a programação do meio da tarde com reprises latinas, estratégia que o canal de Osasco (SP) havia abandonado em 2007 após uma brusca queda no ibope.

Os bons números de obras que já não eram novidades levou o SBT a tentar novamente a cativar o público com novas tramas produzidas fora do país. Em 2013, Cuidado com o Anjo, protagonizada por Maite Perroni - rosto conhecido no Brasil pela exibição de Rebelde - abriu a fila da nova leva e comandou um horário de novelas inéditas em meio a quatro reprises mexicanas que duravam a tarde toda.

NOVA TARDE DE AMOR

Batizada com o nome de Novelas da Tarde, a fila de melodramas latinos foi a partir daí ganhando reprises e também novos nomes até então nunca exibidos por aqui. A consolidação da sessão passou a lembrar a Tarde de Amor, faixa de novelas estrangeiras que chegou a alcançar quase 20 pontos para o SBT no início dos anos 2000.

Com os bons números e vice-lideranças recorrentes no ibope, a cada folhetim anunciado, o horário de exibição ia, então, ficando mais tarde. Em 2016, por exemplo, o trio de folhetins da emissora já começava às 16h15 e se estendia, em algumas praças, até às 19h45, quando entregava para o SBT Brasil. Nesta época, o público conferiu nomes que são reprisados até os dias atuais, como A Dona, Abismo de Paixão e Teresa.

Até a sexta-feira, 8, o canal exibe três produções mexicanas no final das tardes e começo de noite: as reprises de A Gata e e Abismo de Paixão, entre 16h30 e 18h30, e a inédita Minha Fortuna é te Amar, às 18h30. Apesar de não render mais os mesmos números do final da década passada, as tramas da Televisa, frequentemente, conquistam a maior audiência do dia para o SBT.

ÓRFÃOS DE MELODRAMA

Com a nova grade da emissora, as faixas de A Gata eAbismo de Paixão deixam de existir e Minha Fortuna é te Amar passa a ser exibida às 15h30, concorrendo diretamente com a reprise de A Terra Prometida, na Record, novela bíblica que tem alcançado, nos últimos tempos, a maior audiência de um folhetim fora da Globo.

O trio de enlatados, por sua vez, dá espaço à exibição do Fofocalizando - que atualmente é transmitido mais cedo, às 15h30 - seguido da novidade Tá naHora, atração popular comandada por Christina Rocha e Marcão do Povo, criada pelo SBT para tentar enfrentar os principais concorrentes: Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band.

Na nova programação, o canal, então, ficará sem novelas no ar entre as 17h e 19h45, horário que já habituou muita gente na frente da TV. Sem os melodramas latinos para esse público, o único caminho que restará, na TV aberta, para os órfãos noveleiros da faixa será migrar para a Globo e acompanhar a reprise de Paraíso Tropical no Vale a Pena Ver de Novo e a reta final de Elas por Elas, na faixa das 18h.

É claro que nos dias de hoje há o streaming e também faixas de tramas gratuitas criadas pela Globo por meio do Viva Fast 70 e Viva Fast 80, além de outros canais disponíveis nas televisões digitais. Apesar das possibilidades, é sabido que grande parte do atual público de fins de tarde do SBT acompanha os folhetins via programação aberta.

Tal "orfandade", portanto, deve ser bem-vinda no núcleo de teledramaturgia da Globo, uma vez que embora não sejam avassaladores, números entre 4 e 5 pontos de noveleiros do SBT cairiam como uma luva para os 13 pontos semanais da reprise de Gilberto Braga e os 15 ou 16 do remake deCassiano Gabus Mendes.