Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / Como vai funcionar?

Entenda cada etapa de 'Mestre do Sabor', mistura de 'MasterChef' e 'The Voice' na Globo

Confira como vão funcionar as etapas do reality que estreia nesta quinta (10)

Redação CONTIGO! Publicado em 09/10/2019, às 19h51 - Atualizado às 19h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entenda cada etapa do 'Mestre do Sabor', com Claude Troisgros - Divulgação/Globo/Victor Pollak
Entenda cada etapa do 'Mestre do Sabor', com Claude Troisgros - Divulgação/Globo/Victor Pollak

Com a estreia iminente do primeiro reality show de gastronomia da Globo, é bom entender como ele vai funcionar.

Mestre do Sabor, a primeira atração 100% dedicada à gastronomia na emissora carioca, estreia nesta quinta-feira (10). O programa é uma mistura de formatos e tem uma proposta bem diferente do MasterChef Brasil, por exemplo.

A fase inicial da competição, chamada Prato de Entrada, lembra muito as audições às cegas do The Voice. Os mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão vão provar cada prato sem ter ideia de quem é o candidato ou candidata. Cada mestre pode aprovar ou não o prato e selecionar a pessoa para o time que vai montar e, assim como no The Voice Brasil, caso mais de um selecione o candidato, ele é que escolhe o time.

Na etapa seguinte, Na Pressão, o formato já se distancia e os Mestres assumem papéis de mentores de fato. Cada time cozinha um menu completo e competem entre si pela preferência do apresentador Claude Troigros. O time vencedor fica imune e os outros dois competem na segunda parte da etapa, chamada Batalha dos Cucas, agora em prova individual. Os três mestres é que escolhem dois candidatos para sair.

Voltando a nos lembrar do The Voice, a etapa dos Duelos coloca os participantes competindo no estilo mata-mata. Divididos em duplas, eles são avaliados e de cada dupla apenas um sai vencedor - o outro é eliminado.

A seguir, o programa traz duas rodadas de provas individuais. A primeira coloca cada mestre para escolher apenas um participante para ser salvo - são três que já se garantem na semifinal. Quem ficar, deve passar por outra prova e novamente os três preferidos dos mestres seguem em frente. A etapa se chama Na Balança.

A Semifinal traz seis chefs cozinhando para conseguir agradar Claude, que escolherá dois deles para seguir para a final. A última rodada faz com que os mestres escolham mais dois para a final, que contará com quatro chefs dos 24 que iniciam a temporada.

Segundo os mestres e Claude, o programa vai se destacar em relação aos concorrentes por buscar um clima mais amigável e familiar, em vez da gritaria e desespero que vemos no MasterChef Brasil, por exemplo. O chef francês apresentará a atração ao lado do fiel escudeiro Batista e garantiu em entrevista exclusiva para a CONTIGO!: "Desde o primeiro momento ficou muito claro que o Mestre do Sabor seria um reality mais amoroso, mais aconchegante, onde a gente valoriza o cozinheiro, e também o pequeno produtor e o produto brasileiro".

Os Mestres, super entrosados, estão na mesma vibe: "Não tem muita bronca não (risos). O ‘Mestre do Sabor’ foca no que é de positivo. A pessoa está ali se dedicando e tentando ao máximo, e cozinhando para ela, para tentar ganhar a competição. Então por que nós vamos dar bronca nela?", disse Leo Paixão, na segunda parte das matérias especiais sobre o reality.

Para descobrir se Mestre do Sabor vai aquecer o forninho do seu coração, é só sintonizar na Globo nesta quinta-feira (10) após A Dona do Pedaço.