Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!

Receita divertida

Para aproveitar o Dia das Crianças com a mão na massa!

Renata Telles Publicado em 12/10/2015, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

PANQUECA LA TOUR DE CHANTILLY - Tadeu Brunelli
PANQUECA LA TOUR DE CHANTILLY - Tadeu Brunelli

Para comemorar o Dia das Crianças, o chef e confeiteiro inglês Edward Davies criou opções divertidas de panquecas para a garotada colocar a mão na massa com a ajuda dos papais. O doce La Tour de Chantilly (A Torre de Chantilly), por exemplo, reúne quatro panquecas multicoloridas cobertas por um creme de chantilly leve, aerado e sem  lactose. Do “alto da torre” caem confetes e calda de morango e chocolate, o que deixa o prato ainda mais gostoso! “O menu resgata a magia do comer, nessa data tão simbólica, na fase mais ingênua da vida. Os pratos criados para a data incentivam o retorno da família ao redor da mesa”, explica Edward, consultor da rede Que Pankeka. Criada em 1992, a casa paulistana possui mais de 50 receitas exclusivas, em versões gratinadas (com molho branco, parma, cheddar, ao sugo...), assadas, recheadas e doces. 

INGREDIENTES (8 unidades)

- Para a massa
1 xícara e 1/4 de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
3 colheres de chá de fermento em pó
2 ovos levemente batidos
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de manteiga derretida
Pitada de sal
Óleo para untar
Corante vermelho, laranja, verde e violeta

- Para o chantilly
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de essência de baunilha
1 xícara de creme de leite fresco
1 pitada de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Passo 1 
- Panqueca : Misture em um recipiente a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Em outro recipiente, junte os ovos, o leite e a manteiga. Acrescente os líquidos aos secos, sem misturar em excesso. O ponto da massa não deve ser muito líquido, deve escorrer lentamente. Divida a massa em quatro porções e adicione dez gotas de corante vermelho em uma porção, depois outras dez gotas de corante laranja em outra porção e o mesmo com as duas outras porções com os corantes verde e violeta. Aqueça, unte a frigideira e coloque a massa no centro, cerca de 1/4 xícara por panqueca. 

Passo 2 - Chantilly: bata na batedeira o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha até formar um creme. Acrescente o creme de leite (de preferência frio) e o fermento. Bata por mais 5 minutos até ter consistência sólida e cremosa. Coloque o chantilly sobre a primeira panqueca e faça 3 camadas. Acrescente confetes de açúcar, gotas de chocolate e calda para decorar as panquecas!