Dica para o almoço de domingo: Blinis de tapioca com surubim defumado

Aprenda a fazer o prato brasileiríssimo da badalada chef Morena Leite

Por Renata Telles Publicado domingo 22 maio, 2016

Aprenda a fazer o prato brasileiríssimo da badalada chef Morena Leite
Blinis de tapioca com surubim defumado - Divulgação
Uma das estrelas do mundo da gastronomia, Morena Leite, 35 anos, que comanda o Capim Santo, em São Paulo, enfim, assina um menu do Rio de Janeiro. A chef é responsável pelo cardápio do Í Bistrô, do Hotel Grand Mercure. Criada em Trancoso, Bahia, e formada pela Le Cordon Bleu, em Paris, Morena usa técnicas da culinária francesa para criar receitas que combinem com ingredientes tipicamente brasileiros. “A tapioca é um dos meus preferidos por ser extremamente versátil. Podemos fazer pudins, cremes, cuscuz, sopas. No menu do Í Bistrô, ela está presente em diferentes formatos, desde entradinhas até churros. São fáceis de fazer em casa e surpreendem pela estética, textura e sabor”, diz. 

Ingredientes: (4 porções)

Para o blinis
 40 ml de azeite
 15 g de alho picado
 150 g de cebola picada
 120 ml de leite
 120 ml de leite de coco
 120 g de tapioca granulada
 50 g de coco fresco ralado
 50 g de queijo Serra da Canastra
 Sal e pimenta-do-reino a gosto
 80 g de coalhada seca
 100 g de surubim defumado

Para o vinagrete
 ½ abacaxi picado em cubinhos
 1 cebola-roxa picada em cubinhos
 Raspas e suco de 3 limões (taiti, cravo e siciliano)
 1 colher (café) de gengibre picado
 1 colher (café) de pimenta dedo-de-moça picada sem sementes
 1 colher (chá) de hortelã picada
 Sal e pimenta-do-reino a gosto

Passo 1: Em uma frigideira aquecida, doure o alho, junte e refogue a cebola. Tempere com sal e pimenta-do-reino, acrescente o leite e bata no liquidificador. Hidrate a tapioca com a mistura batida, o leite de coco e deixe descansar por 30 minutos. Adicione o coco ralado, o queijo Serra da Canastra e tempere com sal e pimenta-do-reino. Divida a massa em quatro e modele em discos altos. Em uma frigideira antiaderente bem quente com um fio de azeite, doure os blinis um a um.

Passo 2:  Em uma tigela, marine a cebola-roxa com o suco dos limões e reserve. Em outro recipiente, coloque o abacaxi, as raspas dos limões, o gengibre, a pimenta dedo-de-moça e o hortelã. Acrescente a cebola-roxa marinada, acerte o sal e a pimenta-do-reino. Para a montagem, disponha os blinis, coloque uma pequena porção da coalhada seca, acrescente uma fatia do surubim defumado e o vinagrete de abacaxi.

A chef Morena Leite

Último acesso: 28 Oct 2020 - 19:37:34 (1015484).