Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / A GATA COMEU

Recheada de referências, novela 'politicamente incorreta' estreava há 39 anos

Protagonizada por Christiane Torloni e Nuno Leal Maia, novela 'A Gata Comeu' estreou na tela da Globo em 15 de abril de 1985

Arthur Pazin

por Arthur Pazin

apazin_colab@caras.com.br

Publicado em 15/04/2024, às 07h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Christiane Torloni viveu a protagonista Jô Penteado em 'A Gata Comeu' - Arquivo/TV Globo
Christiane Torloni viveu a protagonista Jô Penteado em 'A Gata Comeu' - Arquivo/TV Globo

Há 39 anos, a Globo estreava no horário das seis em 15 de abril de 1985, A Gata Comeu. Clássico da emissora nos anos 1980 e um dos maiores sucessos de audiência da faixa, a novela de Ivani Ribeiro com direção de Herval Rossano é lembrada por uma série de referências a outros folhetins da TV e por apresentar em sua trama central uma história que, dificilmente, seria levada ao ar nos dias de hoje por ser "politicamente incorreta".

Protagonizada por Christiane Torloni e Nuno Leal Maia,A Gata Comeu contava a história da mimada Jô Penteado, uma mulher que após diferentes casamentos fracassados conhece o Professor Fábio Coutinho, um homem que resolve a situação de sua amada com um "jeitinho" que vai totalmente na contramão do politicamente correto e legal diante dos direitos das mulheres.

Naturalizando o famoso ditado "pancada de amor não dói" - que, segundo o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, chegou a ser pensado como título provisório da novela -, Fábio e Jô viviam entre tapas e beijos e protagonizaram, ao longo da trama, inúmeras cenas de cassetadas. Para se ter ideia, o bordão do mocinho para a amada era "bateu, levou!".

Além do casal principal, A Gata Comeu  também ficou eternizada pela atuação de nomes como Mayara Magri, Marilu Bueno, Cláudio Corrêa e Castro, Bia Seidl, Déborah Evelyn e José Mayer.

Uma novela noveleira

Assim como outras produções de Ivani Ribeiro na Globo, A Gata Comeu era adaptação de um folhetim da autora na TV Tupi. Dessa vez, Ivani levava ao público uma nova versão de A Barba Azul , novela protagonizada por Eva Wilma e Carlos Zara em 1974. 

Uma das novidades do remake global foi rechear a trama com referências a outros folhetins globais, como Cabocla (1979), Final Feliz (1982) e Um Sonho a Mais (1985), novela das sete exibida à época na Globo. A Gata Comeu , contou, inclusive, com uma personagem noveleira na história: Televina (Kleber Macedo).

Além de citar tramas da vida real, a obra também brincou com folhetins da ficção, com personagens artistas e diversas participações especiais de famosos, como Eva Todor e Arlete Salles. Quem quiser matar as saudades de A Gata Comeu, a novela - que já foi reprisada duas vezes na Globo e uma no Canal Viva - está disponível, na íntegra, no Globoplay.

Bia Seidl, Mauro Mendonça e Deborah Evelyn integraram o elenco de 'A Gata Comeu'
Bia Seidl, Mauro Mendonça e Deborah Evelyn integraram o elenco de 'A Gata Comeu' (Foto: Reprodução/TV Globo)