Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Igual a série?

Há oito anos, Record estreava novela acusada de plágio na web

Novela lançada em 2016 pela Record tinha muitas semelhanças com Game of Thrones, série de sucesso mundial

Novela teve 179 capítulos exibidos entre julho de 2016 e março de 2017 - Divulgação/Record
Novela teve 179 capítulos exibidos entre julho de 2016 e março de 2017 - Divulgação/Record

A Terra Prometida foi a grande aposta da Record depois do sucesso Os Dez Mandamentos, mas mesmo com a campanha de divulgação voltada para a conexão entre as duas novelas, o que chamou a atenção do público foram as fortes inspirações na série da HBO baseada na obra de George R. R. Martin (75), Game of Thrones.

A trama de A Terra Prometida acompanhou a jornada de Josué (Sidney Sampaio) para levar o povo hebreu até Canaã, a terra prometida, após a morte de Moisés (Guilherme Winter) — como uma sequência direta de Os Dez Mandamentos, exibida em 2015.

Para a novela, a emissora construiu uma cidade cenográfica de 7 mil metros quadrados com 43 cenários no RecNov, complexo de estúdios localizado no Rio de Janeiro, além de levar o elenco para o exterior com o objetivo de gravar cenas específicas: para retratar o deserto de Moabe, às margens do Rio Jordão, a equipe gravou no deserto de Namibe, na Angola; para o arquivo com takes para ambientação, foram feitas cenas em Israel.

Inspiração ou plágio?

O cuidado com as locações, entretanto, não foi repetido em outros setores criativos de A Terra Prometida. As “coincidências” narrativas entre a novela de Renato Modesto (56) e a série norte-americana foram fortes, o que, para muitos telespectadores, foi considerado plágio.

A principal semelhança entre as obras envolveu a personagem de Juliana Silveira (44), que na história era conhecida como a Rainha Kalesi e ostentava títulos como Senhora das Luzes e da Sombra, Senhora das Serpentes e Senhora da Escuridão. Assim como a personagem da novela, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), uma das protagonistas de Game of Thrones, era chamada de Khaleesi e carregava várias alcunhas, como a Mãe dos Dragões, Nascida da Tormenta,A Não Queimada e Quebradora de Correntes

Além da forte influência da herdeira do Trono de Ferro na construção da Rainha Kalesi, a divisão dos reinos e tribos de A Terra Prometida lembrava a divisão de Casas em GoT, tal como a presença de grandes batalhas e um bordel chamativo.

Apesar das acusações de cópia por parte da web, o autor afirmou em entrevista ao E+, do jornal O Estado de S. Paulo, que a série serviu apenas como inspiração. "Gosto muito de assistir a séries e a filmes, e essas influências são naturais. E eu gosto muito de Game of Thrones", comentou na época da estreia. 

Quem acompanhou a obra no ano de lançamento e na reprise em 2018 fez comparações e se divertiu: