Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / GAIVOTAS

Há 45 anos, Tupi estreava novela ambientada em apenas 10 dias

Gaivotas, que estreou na TV Tupi em 1979, contou com 131 capítulos e elenco de peso para compor a trama; relembre passagem da novela pelas telinhas

Mariana Krunfli, sob a supervisão de Arthur Pazin Publicado em 22/05/2024, às 21h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rubens de Falco estrelou Gaivotas - Foto: Divulgação
Rubens de Falco estrelou Gaivotas - Foto: Divulgação

A novela Gaivotas, do autor Jorge Andrade, completou 45 anos de estreia na última terça-feira, 21. Com seus 131 capítulos exibidos de maio até outubro de 1979, o folhetim foi ambientado em apenas 10 dias e contou com elenco de peso para compor a trama. Relembre passagem da obra pelas telinhas brasileiras. 

Em seu primeiro trabalho fora da Globo, o autor Jorge Andrade escolheu um recurso temporal diferente para aplicar em Gaivotas. Assim como já tinha feito na novela O Grito, o artista transformou o tempo de ação na trama e, em 131 capítulos, a história se passou em apenas 10 dias. 

Sucesso entre o público e os críticos, o folhetim rendeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de Melhor Texto de Novela de 1979 ao autor. Quem também acabou premiado pelo trabalho na novela foi Rubens de Falco, eleito melhor ator pelo papel de Daniel, e Cleyde Yáconis, como melhor atriz pelo papel de Lídia.

Leia também: Há 32 anos, novela da Globo usou 146 borboletas para gravar morte de personagem 

Além dos atores, o elenco também foi destaque com Márcia Real, que interpretou Idalina em Gaivotas. Entre os desafios para viver o papel, a atriz, que tinha 50 anos na época, destacou sua diferença de idade para a da personagem. “Foi preciso me despojar de qualquer vaidade. Afinal, mal passei dos 40 e a velha Idalina tem pelo menos 70. Procurei puxar no andar, na voz, no olhar. Assumi a personagem para valer, com toda a minha garra. O sacrifício valeu a pena”, declarou ela em entrevista ao Jornal do Comércio, após o término da novela, segundo a TV Pesquisa PUC-Rio. O elenco ainda contou com nomes de peso como Yoná Magalhães, John Herbert, Paulo Goulart, Geórgia Gomide, Laura Cardoso, Edson Celulari e Cláudia Alencar