Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Estreia

Pantanal: conheça o elenco e descubra quem é quem na nova novela das 9

Novela 'Pantanal' que estreia nesta segunda (28) traz um elenco de peso; saiba quem é quem

Redação Contigo! Publicado em 28/03/2022, às 06h11 - Atualizado em 06/04/2022, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A novela 'Pantanal' estreia hoje (28), e traz uma história familiar com um elenco de peso; saiba quem é quem - Reprodução/TV Globo
A novela 'Pantanal' estreia hoje (28), e traz uma história familiar com um elenco de peso; saiba quem é quem - Reprodução/TV Globo

A nova versão da novela Pantanal estreia nesta segunda-feira (28), na TV Globo. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi, neto do veterano, a história pantaneira voltará às telas após 32 anos de sua primeira exibição, em 1990, pela TV Manchete.

Com um elenco repleto de atores talentosos, a trama contará a história de Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes/Marcos Palmeira), pai e filho. A vida de peão de comitiva os leva para o Pantanal, onde Joventino aprendeu a lição mais importante de sua vida: que a natureza pode mais do que o homem.

+ Pantanal: Guia completo com tudo que você precisa saber sobre a nova novela das 9

Ao confiar o seu destino nas mãos da natureza, o peão compreende que nada se conquista através da força, ou no laço, como ele acreditava. Nascia, assim, a lenda do maior peão de toda aquela região. O velho Joventino ficou afamado por trazer os bois selvagens, os ditos marruás, no feitiço. Porém, foi logo após essa compreensão que Joventino desapareceu sem deixar rastros, deixando o filho, José Leôncio, sozinho à espera de seu pai.

QUEM É QUEM NO ELENCO DE PANTANAL

A novela que substitui Um Lugar ao Sol, trama de Lícia Manzo, traz os personagens que marcaram uma geração com novos rostos. Para ficar por dentro da nova trama, veja quem é quem na primeira fase da obra:

Joventino (Irandhir Santos)

Joventino

Patriarca da família Leôncio. É um pai amoroso e carinhoso de José Leôncio. Além de ser um homem justo e honesto, é a maior referência para todos os peões.

José Leôncio

José Leôncio

Único herdeiro de Joventino. Foi criado no lombo do cavalo de seu pai e carrega seus valores. Na adolescência, é vivido por Drico Alves, na primeira fase por Renato Góes e por Marcos Palmeira na segunda parte da trama.

Filó (Letícia Salles/Dira Paes)

Filó dira leticia

Chega grávida na fazenda de José Leôncio, ganha um emprego e acabará sendo a alma da casa do peão. Na primeira fase será interpretada por Letícia Salles e passará o bastão para Dira Paes na próxima fase da trama.

Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Teles)

Madelene

Sensual e provocante, ela arrebatará o coração de José Leôncio, com quem se casará. Linzmeyer interpretará a personagem na primeira fase e na segunda ficará a cargo de Karine Teles.

Velho do Rio (Osmar Prado)

Velho do Rio

Será uma espécie de guardião do Pantanal. Apresenta-se vezes em forma de gente, vezes em forma de sucuri, a maior de todas que já se viram pelo lugar.

Eugênio (Almir Sater)

Almir Sater

Condutor de chalana desde que se compreende por gente. Assim como o Velho do Rio, figura encantada, mítica, uma entidade que abriga aquela planície alagada.

Maria Marruá (Juliana Paes)

Juliana

Mãe de Juma Marruá (Alanis Guiller), com quem terá uma grande ligação. Após muito sofrimento, ela não confia em ninguém e ensina tudo para a filha.

Gil Marruá (Enrique Diaz)

Gil marruá

Marido de Maria Marruá e pai de Juma. É um homem honesto, decente e simples. Depois de ser enganado e cometer um crime, vai morar no Pantanal onde tenta reconstruir sua vida.

Muda (Bella Campos)

Muda

Misteriosa, começa a morar com Juma e Maria Marruá. Na verdade, a jovem não é muda. Ela chega ao Pantanal na intenção de vingar a morte de seu pai, assassinado por Gil Marruá. 

Mariana (Selma Egrei) e Antero (Leopoldo Pacheco)

Mariana Antero

Perspicaz e astuta, é mãe de Madeleine e Irma. Tem uma personalidade controladora e moralista, sem se tornar hipócrita. Já Antero é um 'bon-vivant' dissimulado, mas honesto.

Irma (Malu Rodrigues/ Camila Morgado)

Irma

Primogênita de Mariana e Antero. Na juventude, tem um pudor extremo e sempre muito obediente por conta da pressão da mãe. Tem uma relação de cão e gato com a irmã, Madeleine.

Gustavo (Gabriel Stauffer/ Caco Ciocler)

Gustavo

De uma família tradicional carioca, se casa com Madeleine após sua volta do Pantanal. Ele é mestre em análise comportamental, equilíbrio e lucidez. Embora seja capaz de analisar com profundidade todos à sua volta, não encara seus problemas de frente e por isso, porque não se dá o devido valor, atende sempre aos apelos de Madeleine.

Zacquieu (Silvero Pereira)

Silvero

Mordomo na mansão dos Novaes, esconde cicatrizes de uma vida sofrida atrás de seu jeito irreverente. Zaquieu é do tipo prendado, e não faz feio na cozinha, mas seu forte mesmo é servir. Cheio de trejeitos e tiradas rápidas, ele é uma pessoa pura. Não à toa se torna peça chave na dinâmica da família Novaes, desenvolvendo uma relação muito forte com dona Mariana.

Tadeu (José Loreto)

José Loreto

Filho de Filó (Letícia Salles/ Dira Paes), cresce ao lado do padrinho José Leôncio sem desconfiar que é, na verdade, seu filho. É um sujeito muito simples e rudimentar, de poucas palavras e sem grandes ambições na vida, além de aproveitar a jornada. 

José Lucas de Nada (Irandhir Santos)

José Lucas

Filho bastardo de José Leôncio com uma prostituta. Orgulhoso, nunca ganhou nada de mão beijada e se torna peão com outros homens do lugar. Fora educado pela mãe, pela avó, e pelos muitos peões que pousavam pela currutela onde elas trabalhavam. Foi com aqueles homens, simples e rudimentares, que José Lucas aprendeu o ofício de peão e saiu, em companhia deles, para ganhar o mundo como caminhoneiro.

Jove (Jesuíta Barbosa)

Jove

Inteligente e irreverente, é filho de José Leôncio e Madeleine. Criado no Rio de Janeiro, retorna ao Pantanal para conhecer o pai e descobre que é seu oposto. Não que seu caráter seja menor, mas Jove é produto de seu meio. Lá, conhece Juma (Alanis Guillen), com quem descobre que suas raízes estão plantadas naquelas terras.

Tenório (Murilo Benício)

Murilo Benício

Dono da fazenda vizinha de José Leôncio, é um homem frio e racional. Para a família, é um homem moralista, retrógrado, conservador e preconceituoso. Porém, vive uma vida dupla com outra família em São Paulo.

Maria Bruaca (Isabel Teixeira)

Isabel

Esposa de Tenório e mãe de Guta. Vive em uma relação abusiva com o marido. Maria não desconfia que Tenório tem uma amante em São Paulo, muito menos que tenha filhos com ela.

Guta (Julia Dalavia)

Guta

Filha de Tenório e Maria Bruaca. É uma mulher forte, independente e à frente de seu tempo. Descobre que o pai tem outra família ao se apaixonar pelo irmão.

Zuleika (Aline Borges)

Zuleika

Segunda esposa de Tenório. Independente, não aceita ser feliz às custas da infelicidade alheia. Com Tenório, é mãe de três jovens: Marcelo (Lucas Leto), Renato (Gabriel Santana) e Roberto (Caue Campos).

Marcelo (Lucas Leto)

Marcelo

Primogênito de Tenório (Murilo Benício) e Zuleica (Aline Borges), Marcelo (Lucas Leto) sempre foi um filho exemplar. Dedicado, inteligente e disciplinado, é o homem da casa na ausência de Tenório – uma constante naquela família que é a segunda família de seu pai. Dentre os três irmãos, Marcelo é o mais pé no chão, mas, nem por isso, o menos sonhador.

Renato (Gabriel Santana)

Renato

Prático, metódico e bem resolvido, Renato (Gabriel Santana) é o mais temperamental dos três filhos de Zuleica (Aline Borges) e Tenório (Murilo Benício). Explosivo, esquentado e impulsivo, ele tem para si que sua família está acima de tudo e de todos, principalmente da outra família de seu pai. Tanto por isso se levanta com fervor contra tudo e contra todos que ofereçam alguma ameaça à sua família. Dono de um humor ácido e comentários agudos, Renato é capaz de desconcertar qualquer cidadão politicamente correto com apenas uma sentença.

Roberto (Caue Campos)

Roberto

É o caçula de Zuleica (Aline Borges) e Tenório (Murilo Benício). Estudioso, introvertido, inteligente e afeito aos livros, Roberto passaria a vida sentado em uma boa cadeira de balanço lendo sobre qualquer assunto que fosse. Durante as brigas de família – raras, mas que acontecem - é ele quem vem sempre com os panos quentes para apaziguar a situação e, mais tarde, serve de ouvido para escutar ambos os lados desfiarem os seus rosários. Em termos de personalidade é o oposto do irmão do meio, Renato, enquanto o mais velho, Marcelo, é a soma dos dois. Embora seja o mais jovem da casa, por muitas vezes se mostra o mais sensato de todos.

Quim (Chico Teixeira)

Quim

O peão interpretado por Chico Teixeira tem a língua maior que a boca e o olho maior do que a barriga. Por conta de sua personalidade forte, ele terá que lidar com todos chamando sua atenção já que tem comentários quase sempre impertinentes. Ao lado de Tião (Fabio Neppo), ele é um amigo fiel de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).

Tião (Fabio Neppo)

Tião

Tião se considera um filho da liberdade. Por isso se adaptou tão bem à vida pantaneira, onde tudo é possível e nada é necessário. Dono de um humor peculiar, ele é para os patrões muito mais do que um mero criado. O personagem de Fabio Neppo é considerado de confiança pelos patrões e preza por isso.

Alcides (Juliano Cazarré)

Juliano

Ele não faz o tipo galã, mas tem uma beleza rudimentar. Por baixo da sua casca grossa e maltratada pela vida, o capataz de Tenório (Murilo Benício) guarda um bom coração. Por isso, luta contra seus instintos para tentar ser um homem decente.

TRILHA SONORA

A canção que foi tema da abertura na versão original de Pantanal permanece na abertura, mas ganha nova voz e arranjo com uma regravação especial. Maria Bethânia e Almir Sater assinam juntos a trilha da novela que estreia no dia 28 de março.

A Globo anunciou que os cantores vão embalar o público ao som da canção 'Pantanal'. "É a canção de abertura de uma novela inesquecível e que terá uma releitura deslumbrante, de uma música muito inspirada, muito bonita, do fundo do coração do Brasil", falou Bethânia ao Gshow.