Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Estreia

Pantanal: Guia completo com tudo que você precisa saber sobre a nova novela das 9

Sucesso em 1990 na extinta Manchete, o remake da novela Pantanal estreia nesta segunda (28); confira todos os detalhes da nova novela das 9

Redação Contigo! Publicado em 28/03/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sucesso em 1990 na extinta Manchete, o remake da novela Pantanal estreia nesta segunda (28); confira todos os detalhes da nova novela das 9 - Reprodução/TV Globo
Sucesso em 1990 na extinta Manchete, o remake da novela Pantanal estreia nesta segunda (28); confira todos os detalhes da nova novela das 9 - Reprodução/TV Globo

A novela Pantanal, sucesso na extinta TV Manchete em 1990, estreia nesta segunda-feira (28), e traz com ela as mudanças do universo pantaneiro. A trama eternizou personagens emblemáticos como Juma Marruá, interpretada na época por Cristiana Oliveira e agora por Alanis Guiller. Abaixo, confira tudo sobre a novela Pantanal:

Quando estreia Pantanal?

A novela Pantanal retorna à televisão no dia 28 de março, segunda-feira, na faixa das 21h, na TV Globo.

Que horas começa a novela Pantanal?

A novela Pantanal ocupa a faixa das 21h na tela da Globo, sendo exibida logo após o Jornal Nacional. O principal telejornal da emissora entrega para a novela diariamente por volta das 21h30.

Quem é quem no elenco de Pantanal?

A novela que substitui Um Lugar ao Sol, folhetim de Lícia Manzo, traz os personagens que marcaram uma geração com novos rostos. Entre os atores estão Irandhir Santos, Marcos Palmeira, Dira Paes, Osmar Prado, Almir Sater entre outros. Para ficar por dentro da nova trama, veja quem é quem na primeira fase da obra.

Qual é a história de Pantanal?

A haste central acompanha o peão Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes/Marcos Palmeira). Crendo no conceito de que "a natureza pode mais que o homem", Joventino acaba se tornando o maior peão do Pantanal e ficou famoso por trazer os bois selvagens, os ditos marruás, no feitiço. No entanto, foi logo após essa compreensão, que Joventino desaparece sem deixar rastros e abandona o filho.

Como será a primeira fase de Pantanal?

Após cinco anos sem notícias do pai, José Leôncio se apaixona e casa com Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) durante uma viagem ao Rio de Janeiro. Os dois se mudam para o Pantanal onde nasce Jove (Jesuíta Barbosa). Porém, a passagem de Madeleine pela fazenda é um completo caos.

Com saudade da vida agitada da cidade, a jovem não se acostuma com a sina de solidão que é ser mulher de peão. Com o marido sempre em comitivas, ela se vê obrigada a conviver com Filó (Leticia Salles/Dira Paes), funcionária da casa a quem pouco conhece e nada confia.

primeira fase
José Leôncio (Renato Góes), Madeleine (Bruna Linzmeyer) e Filó (Leticia Salles ) na primeira fase da novela Pantanal - Foto: Globo / João Miguel Júnior

Madeleine, na verdade, não entende bem a relação de Filó com Zé Leôncio, tão pouco a relação dele com Tadeu (José Loreto), filho de Filó e afilhado do peão. A loira não sabe que Filó era uma mulher de currutela – prostitutas que vivem nas vilas por onde as comitivas passam – com quem José Leôncio se relacionou em uma de suas viagens no passado.

Desesperada, Madeleine foge do Pantanal levando Jove, ainda bebê, de volta para a mansão de sua família. O menino cresce longe do pai, que se viu incapaz de brigar pela guarda do filho. Mesmo cumprindo com suas obrigações de pai financeiramente, Jove cresce acreditando que seu pai havia morrido, enquanto Zé encontra em Tadeu um herdeiro.

Alguns anos depois da partida de Madeleine, Filó diz que Tadeu também é filho de José Leôncio. Apesar da alegria dos três com a revelação - em especial de Tadeu -, a informação é guardada por eles à sete chaves. De forma que, da porta para fora, Tadeu segue apenas como afilhado do patrão, o que lhe dói profundamente.

Como será a segunda fase de Pantanal?

Jove e Juma
Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) em 'Pantanal' -  Foto: João Miguel Júnior/Globo

Vinte anos se passam, Jove descobre que seu pai está vivo e vai à sua procura, em reencontro agitado e com muita festa. Embora felizes com o momento, Zé e Jove são confrontados por um abismo de diferenças comportamentais e culturais, e, ao mesmo tempo, o rapaz lida com o ciúme de Tadeu. Para completar a confusão familiar, em determinado momento todos são surpreendidos com a chegada de um terceiro filho para disputar o amor e a admiração deste pai: José Lucas de Nada (Irandhir Santos) chega à fazenda por obra do destino e descobre ali os laços familiares que nunca teve.

Durante esses dilemas, Jove e Juma Marruá (Alanis Guillen) se apaixonam. Filha de Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz), a jovem não baixa a guarda para ninguém e aprendeu com a mãe a se defender do "bicho homem", a espécie mais perigosa que pode rondar a tapera onde mora. Assim, ela se torna uma jovem selvagem e arredia. Apesar das diferenças, Jove e Juma vivem uma paixão intensa.

Quem está por trás das câmeras?

Responsável por atualizar o roteiro da primeira versão da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa, Bruno Luperi chegou a trabalhar ao lado do avô na novela Velho Chico, em 2016, antes de receber o novo projeto. "Meu avô me deu a bênção dele, e eu espero estar à altura", disse o autor em entrevista ao Notícias da TV.

A trama também conta com direção artística de Rogério Gomes, conhecido também como Papinha, responsável pela direção de A Força do Querer e Além do Tempo, e tem direção-geral de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, com direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Quem vai ser a Juma na novela Pantanal?

Nessa segunda versão da novela, quem vai interpretar Juma Marruá é Alanis Guillen, conhecida por ser a protagonista de Malhação — Toda Forma de Amar (2019).

"Não tenho medo. A Juma vai ter sangue. Ela pulsa! Para mim, ela é o Pantanal, essa natureza viva. Vamos recontar essa história no Brasil de hoje, esse Pantanal de agora, para o brasileiro de hoje. Está sendo uma missão. Estou entregue e muito feliz", declara a atriz em entrevista ao Fantástico.

Juma
Juma ( Alanis Guillen ) em 'Pantanal' -  Foto: João Miguel Júnior

Natural de Santo André, em São Paulo, Alanis teve sua estreia na televisão em 2019, como a protagonista de Malhação: Toda Forma de Amar. Na obra, ela interpretou Rita, uma adolescente que descobriu que a filha, que achava estar morta, tinha, na verdade, sido dada para adoção. 

Segundo Luperi, a escolha de Alanis considerou, além da desenvoltura nos testes de elenco, a aparência da atriz. A equipe estava em busca de uma atriz com traços físicos que remetessem a uma onça, animal que simboliza a personalidade da personagem. 

"Olhei para ela e pensei: é exatamente o que precisamos. Bochecha, nariz, boca, olhar e talento. Ela tinha tudo, disse o autor.

Para se preparar para o papel, Alanis iniciou equitação e kung fu, arte marcial que propõe uma ligação do corpo e da mente com arquétipos animais. A atriz contou que recorreu a banhos de sol e autobronzeadores, já que Juma vive em uma região de sol intenso. 

Onde foi gravada a novela Pantanal?

Além das tradicionais gravações nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, A novela Pantanal conta com cenas gravadas no Mato Grosso do Sul. 

Em suas redes sociais, o autor da trama chegou a comentar os grandes incêndios que atingiram a região em 2020, antes do início das gravações, afirmando que a situação era assombrosa e impossível de ignorar.

"Essa adaptação visa a lançar luz sobre questões e debates sensíveis para a sociedade ao longo da trama, buscando, além do mero entretenimento, propor, quem sabe, uma reflexão importante para o Brasil", declarou.

O que foi alterado da novela original?

Segundo a emissora carioca, a nova produção não será idêntica à novela que estreou em 1990 na TV Manchete. O público pode esperar tanto mudanças na trama quanto na tecnologia de captação das imagens do Pantanal.

"Na época, Jayme Monjardim (o diretor) fez muito bem a novela, foi ousado, fez um desenho de produção diferente, mesmo com toda dificuldade. Hoje, as câmeras são menores, temos drones, câmeras para dentro d'água, a qualidade de captação é outra, é tudo muito mais moderno que antes. Você consegue captar imagens do Pantanal de maneira diferente daquela época, quando eles não tinham esses recursos", disse o diretor da trama.

Confira a chamada de Pantanal: