Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / MUDANÇA

Com órfãos do SBT, novelas da Globo decolam no ibope na reta final

Com a nova grade do SBT, público de novelas mexicanas migra para a Globo e passa a bola para 'Paraíso Tropical' e 'Elas por Elas', que dão um gol no ibope

Lara (Deborah Secco) e Mário (Lázaro Ramos) em 'Elas por Elas' da Globo - Divulgação/Globo
Lara (Deborah Secco) e Mário (Lázaro Ramos) em 'Elas por Elas' da Globo - Divulgação/Globo

No último mês de março, o SBT divulgou sua nova grade de programação. A novidade mexeu com um público que pelo menos há 10 anos se mantinha ligado na transmissão de tramas mexicanas no final das tardes. Com a mudança, os órfãos das faixas de repetecos latinos migrararam para a TV Globo, contribuindo, diretamente, para que os folhetins do canal carioca decolassem no ibope na reta final.

No lugar de enlatados da Televisa, os telespectadores passaram a encarar na tela da TV o programa Tá na Hora, apresentado por Christina Rocha e Marcão do Povo. O telejornal, que tem foco em prestação de serviço e informações de apelo popular, possui duração de duas horas e 15 minutos e está no ar desde o dia 18 de março.

Porém, parece que o público não comprou muito a ideia do novo programa. Essa afirmação é baseada nos dados da Kantar IBOPE Media. A atração começou com 3.9 pontos de audiência. Logo no segundo dia, a novidade caiu para 3.2, e na última terça-feira, 2, registrou apenas 2.4. Em menos de um mês, o programa teve quedas consideráveis, que provam o êxodo em busca de melodramas na TV. 

Apesar de ser uma apresentadora que dispensa apresentações e que já provou diversas vezes que sabe muito bem como comandar um programa, Christina Rocha tem enfrentado críticas de parte do público. Mesmo com o comando do Casos de Família por mais de dez anos, tudo indica que o público não comprou muito o desempenho de Christina no Tá na Hora

NENHUMA DOR SEMPRE SERÁ!

Quem está em festa com a nova grade do SBT é a Globo. A audiência de Elas por Elas, novela das seis da emissora, nunca foi das melhores, mas como diz a abertura da novela de Alessandro MarsonThereza Falcão: "nenhuma dor sempre será".

A atração, dirigida por Amora Mautner, apresentou um considerável crescimento nos últimos dias. Por exemplo, segundo dados da Kantar IBOPE Media, a trama, que sempre patinou pela casa dos 15 pontos, registrou 18,2 pontos de audiência no dia 18 de março, mesma data o Tá na Hora estreou na telinha do SBT.

Claro que é importante reforçar que a novela está caminhando para sua reta final e com isso, muitos eventos têm acontecido na história, baseada no original de Cassiano Gabus Mendes. Entretanto, a mudança de grade da concorrente de TV aberta abre caminho para justificar uma das possíveis subidas no ibope.

'UM BOM LUGAR PARA ENCONTRAR'

Sem os folhetins latinos no horário, o público do SBT parece ter encontrado também "um bom lugar" na faixa que antecede Elas por Elas. No ar no Vale a Pena Ver de Novo desde novembro, Paraíso Tropical,  também  vinha amargando baixos números para o horário.

Oscilando entre 10,8 pontos e 12 pontos de audiência nas primeiras semanas, a novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares já marcou 15 pontos com a mudança de grade da concorrente. Mais uma vez, seria coincidência?  

A realidade é constatar, então, que com a nova programação do SBT, parte do público que está familiarizado com novelas na emissora de Silvio Santos resolveu mesmo migrar para o principal canal da TV aberta, que se isola, assim, como a única emissora a exibir folhetins neste período de fim de tarde e início de noite.