Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Notícias / EXPLICOU

Especialista faz alerta sobre caso de Maya Massafera e a disforia: 'Problema interno'

Em entrevista à Contigo!, o psicólogo Alexander Bez comentou sobre último desabafo de Maya Massafera e explicou o que se trata disforia de gênero

Contigo Digital Publicado em 23/05/2024, às 17h37 - Atualizado às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maya Massafera tem chamado atenção com sua mudança após transição de gênero - Foto: Reprodução / Instagram
Maya Massafera tem chamado atenção com sua mudança após transição de gênero - Foto: Reprodução / Instagram

Depois de passar pela transição, Maya Massafera confessou que ainda tem enfrentado problemas envolvendo a disforia de gênero, algo muito comum entre pessoas transexuais. Por conta disso, a Contigo! conversou com o psicólogo Alexander Bez, para entender um pouco da situação enfrentada pela influenciadora, que tem chamado atenção com toda sua transformação. 

"Quando falamos em disforia, é importante entender que se trata de uma questão mental. A disforia envolve a identidade de gênero, onde a pessoa sente uma desconexão entre seu corpo biológico e seu gênero percebido. A disforia de gênero está exclusivamente relacionada ao gênero: a pessoa se sente mulher ou homem, mas possui um corpo biológico antagônico ao que gostaria de ter", explica. 

Em depoimento compartilhado no Instagram, Maya revelou que, apesar de estar em uma viagem deslumbrante por Cannes, na França, acabou sendo impactada pela disforia. Ela passou um dia trancada no quarto e acabou tendo crises, por conta de sua imagem. Em meio ao novo momento, ela aproveitou para desabafar com os fãs.

"Fiquei meses na cama, sem força e não sei como faria se não pudesse dar esse tempo de tudo. Enfim uma das coisas ruins e que me pega é a disforia. Lembrando vocês que eu falo apenas pela Maya. Não falo por todas as trans, não generalizem! Pra começar preciso explicar meu estado de espírito. Eu nunca tive tão feliz em toda minha vida! Eu acordo feliz, eu sou uma pessoa em estado feliz. Depois da transição eu me amo!", revelou.

Leia também: Maya Massafera se pronuncia após crise de disforia: "Medo de julgamento"

Segundo o especialista, o caso de Maya é muito sério e merece um cuidado especial, devido aos riscos. "A disforia de gênero é um problema interno de não aceitação do corpo biológico devido à importância psicológica do sexo. Algumas pessoas aceitam e têm prazer no sexo com o qual nasceram, enquanto outras sentem o oposto"

"No caso de Maya, provavelmente ela está experimentando o que chamamos de disforia tardia, que é um arrependimento por não ter feito a transição de gênero antes. Isso indica que ela já se via como mulher há muito tempo e desejava a mudança de sexo", aponta.

Alexander explica que a disforia tardia é tratada com acompanhamento de especialistas em combinação com ansiolíticos, antidepressivos e estabilizadores de humor. "Os riscos da disforia de gênero não tratada incluem aumento da angústia, ansiedade, depressão e outros transtornos mentais, podendo levar a pensamentos ou comportamentos suicidas", diz.