Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Como assim?

Túmulo de MC Daleste vira ponto turístico inusitado em São Paulo

O túmulo de MC Daleste, morto em 2013, vira ponto turístico inusitado em São Paulo e tem espaço com preços exorbitantes; saiba mais

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 26/02/2024, às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O túmulo de MC Daleste, morto em 2013, vira ponto turístico inusitado em São Paulo e tem espaço com preços exorbitantes; saiba mais - Reprodução/Instagram/Marcos Zibordi
O túmulo de MC Daleste, morto em 2013, vira ponto turístico inusitado em São Paulo e tem espaço com preços exorbitantes; saiba mais - Reprodução/Instagram/Marcos Zibordi

O cemitério da Vila Formosa, localizado na zona leste de São Paulo, guarda histórias tão diversas quanto suas lápides silenciosas. Entre elas, destaca-se o túmulo do famoso MC Daleste, que se tornou um ponto turístico peculiar na cidade. Situado como o segundo local mais visitado do cemitério, perde apenas para o túmulo da "menina Débora", uma figura tristemente célebre por sua brutal história e atribuídos milagres.

Embora simples em sua estrutura, o túmulo de MC Daleste contrasta com a maioria dos sepulcros ao seu redor devido à sua manutenção cuidadosa. Cercado por uma cerca branca de plástico e adornado com pequenas pedras, o local já foi alvo de vandalismo inúmeras vezes. Na mesma quadra onde repousa o funkeiro, a maioria das covas está tomada pelo mato, muitas delas sem qualquer identificação clara.

Mas são os curiosos, e não necessariamente os fãs, que mais frequentam o túmulo de Daleste. Sua localização estratégica próxima a um dos portões do cemitério facilita a visita por parte de quem está apenas de passagem. A cena é comum: pessoas que, ao visitar outros túmulos, aproveitam para dar uma espiada rápida e, é claro, tirar uma foto.

A presença de curiosos é tão marcante que até mesmo parentes de outras pessoas enterradas no local aproveitam para visitar o túmulo de Daleste, mesmo sem conhecer suas músicas. No entanto, a fama póstuma de Daleste não veio sem seus problemas.

Desde o roubo da placa de seu túmulo até supostas tentativas de rituais espirituais, a situação tornou-se tão grave que uma mentira precisou ser inventada para tentar conter o fluxo de visitantes: a de que seu corpo teria sido removido.

A possível privatização dos cemitérios de São Paulo acrescenta uma nova camada de incerteza ao futuro do túmulo de Daleste e de outros sepultados no local. Com empresas agora vendendo jazigos, a paisagem do cemitério pode mudar drasticamente. O preço mínimo para garantir um espaço final no Vila Formosa é de R$12 mil.

Irmã de MC Daleste revela premonição que o cantor teve antes da própria morte

Carolina Pellegrini, irmã do funkeiro MC Daleste, surpreendeu ao falar de uma premonição que o artista teve sobre sua própria morte. Morto em julho de 2013, o intérprete de Nunca Vendeu Maconha já havia horrorizado os familiares ao contar como seria o fim de sua vida.

Ao participar do Encontro nesta sexta-feira (23), Carol falou sobre o lançamento do documentário MC Daleste – Mataram o Pobre Loco, que estreou hoje no Globoplay. Ela contou que, na época, a família estava reunida assistindo O Canto da Sereia, da Globo, quando ao assistir à cena em que a personagem de Isis Valverde é alvejada por tiros durante um show, Daleste disparou que ele morreria da mesma forma.