Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / LUTO!

Quem foi a Lucia Hippolito, jornalista que morreu após doença autoimune raríssima

Saiba quem foi a jornalista e cientista política, Lucia Hippolito, que faleceu aos 72 anos; a morte foi divulgada em suas redes sociais

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 21/06/2023, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quem foi a Lucia Hippolito - Reprodução/ Instagram e TV Globo
Quem foi a Lucia Hippolito - Reprodução/ Instagram e TV Globo

A jornalista Lucia Hippolito morreu aos 72 anos e a notícia foi dada na manhã desta quarta-feira (21). Ela encarou uma doença auto-imune que a afastou do trabalho nos últimos dez anos de vida. Saiba quem foi a cientista política:

Maria Lucia Pereira Hippolito nasceu no dia 29 de junho de 1950 em Bauru, São Paulo. Cientista política, historiadora e conferencista brasileira, especialista em eleições, partidos políticos e Estado brasileiro, ela foi apresentadora do programa diário CBN Rio, na CBN, desde 2008, emissora de rádio onde também atuava como comentarista política desde 2002. Além disso, ela também foi comentarista do UOL News e da GloboNews.

Lucia também escreveu diversos livros sobre política, como Política: quem faz, quem manda, quem obedece. Ela também participou do debate semanal As Meninas do Jô, que aconteceu às quartas-feiras, entre 2005 e 2010. Também foi chefe de gabinete da Presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Casada com o professor Edgar Flexa Ribeiro, dono e diretor do Colégio Andrews, presidente da Academia Brasileira de Educação e ex-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Rio de Janeiro, a jornalista morava na cidade carioca.

Em 2012, enquanto passava férias em Paris, na França, não conseguiu levantar da cama e foi internada às pressas. No hospital, descobriu a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que pode ser causada por uma infecção, seja bacteriana ou viral. Na época, ela foi transferida para o Brasil e deu início ao tratamento, o que a levou a se afastar de seu trabalho na Globo e na CBN.

Anúncio do falecimento

Nas redes sociais, a família dela revelou a morte: "Com muita tristeza, anunciamos que Lúcia partiu. Combateu o bom combate e deixa muitas saudades, nossa grande jornalista e eterna professora". Diversos jornalistas, fãs e seguidores não deixaram de comentar sobre a notícia triste.

Além de enfrentar a doença, ela teve um câncer no útero que passou também para o pulmão, que tratava no Rio de Janeiro, conforme informação da Rádio CBN, em que trabalhava até se afastar.