Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Entenda por que cães e gatos costumam comer grama

Saiba quando esse costume deve ser motivo de preocupação e quais tipos de gramas podem ser oferecidas aos pets

Laleska Diniz Publicado em 06/04/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cães e gatos têm o hábito de comer grama (Imagem: Elena Arkadova | Shutterstock)
Cães e gatos têm o hábito de comer grama (Imagem: Elena Arkadova | Shutterstock)

Cães e gatos são animais carnívoros, mas alguns deles podem ter o hábito de comer grama. Conforme explica a médica veterinária Mayra Susenko, esse tipo de comportamento pode ser motivado por diferentes fatores, tais como:  

  • Instinto do animal baseado no comportamento dos seus ancestrais; 
  • O pet achou a grama algo curioso e resolveu “investigar com os dentes”; 
  • Ele gosta do cheiro, por isso a come; 
  • O animal está sentindo algum desconforto gastrointestinal e, por instinto, ingere a grama para aliviar o incômodo; 
  • Come para suprir a necessidade de fibras na alimentação e melhorar a digestão e a motilidade intestinal. 

Quando deve ser motivo de preocupação  

Embora possa parecer estranho, quando a ingestão de grama acontece ocasionalmente, não há motivo para preocupação. Isso porque ela não costuma fazer mal a cães e gatos. No entanto, segundo Mayra Susenko, o tutor deve ficar em alerta caso o pet comece a comer de uma hora para outra e em grande quantidade, bem como apresente outros sintomas, como vômito ou diarreia, apatia e perda de apetite.  

Neste caso, é importante levá-lo ao veterinário para investigar o que há de errado. “O excesso da ingestão de grama pode ser sinal de má nutrição, gastrite, desidratação, verminoses, cólicas abdominais, entre outros problemas que precisam ser investigados e tratados de maneira adequada”, explica a veterinária. Além disso, para alguns pets, a ingestão excessiva pode causar vômito, diarreia ou outros problemas digestivos. 

Cuidado com os tipos de gramas  

Apesar de parecer todas iguais, não são todos os tipos de gramas que cachorros e gatos podem comer. “É importante estar atento a tudo o que o pet está comendo, já que algumas plantas bem comuns no nosso dia a dia podem ser tóxicas para os animais”, alerta Mayra Susenko, que acrescenta: “no caso das gramíneas, praticamente não existe problema, contanto que elas não sejam pulverizadas com fertilizantes químicos nem agrotóxicos”.  

Gato se esfregando em um cachorro
Algumas gramas são mais saudáveis para cães e gatos (Imagem: Daily_creativity | Shutterstock)

Gramas saudáveis para pets  

Alguns tipos de gramas, como a comum, a de trigo e a de cevada, podem ser facilmente cultivadas em casa e oferecidas aos animais de estimação. “Hoje em dia, é comum encontrar vasinhos com grama específica para os pets sendo vendidas em grandes lojas e mix de sementes das gramas de trigo, aveia, alpiste, milheto e painço, que podem ser plantadas em casa”, diz Mayra Susenko.  

Benefícios de algumas gramas  

De acordo com a veterinária, a grama cultivada a partir do milho de pipoca é bastante positiva para os gatos, pois ajuda a controlar as bolas de pelos e evitar vômitos e diarreias. Além disso, leva poucos dias para brotar.  

A grama de trigo, por sua vez, apresenta nutrientes importantes para a saúde dos animais, como vitaminas A, B, C e E, além de minerais como cálcio, ferro e magnésio. “É um alimento popular entre os donos de pets que buscam uma alternativa mais nutritiva para oferecer aos seus animais de estimação, e é comumente consumida por humanos em sucos naturais”, conta Mayra Susenko. 

Apesar dos benefícios, nenhum tipo de grama deve ser usado para substituir a ração ou a alimentação principal de cães e gatos, que deve ser balanceada e indicada por um veterinário, a fim de suprir todas as necessidades nutricionais do animal.