Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Veja como cuidar dos dentes do seu cachorro

Cuidados com a saúde bucal são fundamentais para o bem-estar do animal de estimação

Laleska Diniz Publicado em 28/04/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escovar os dentes dos cachorros é importante para evitar doenças (Imagem: UfaBizPhoto | Shutterstock)
Escovar os dentes dos cachorros é importante para evitar doenças (Imagem: UfaBizPhoto | Shutterstock)

Os cuidados com os dentes do cachorro são extremamente importantes para a saúde e o bem-estar do animal. Isso porque, assim como os humanos, os cães precisam de uma boa higiene bucal para prevenir doenças. A falta de cuidados pode levar a uma série de problemas dentários, como cáries e perda de dentes.  

Sintomas para ficar atento 

Alguns sintomas podem indicar que a saúde bucal do animal não está bem. Luciana Capirazzo, médica veterinária do Hospital Vet Popular e especializada em odontologia veterinária, lista:  

  • Halitose (mau hálito);  
  • Gengivite (inflamação das gengivas);  
  • Sangramento oral;  
  • Perda de dentes;  
  • Espirros constantes;  
  • Dificuldade para se alimentar com ração seca ou alimentos sólidos. 

Ao identificar qualquer um desses sinais, é fundamental que o tutor leve o animal ao veterinário, a fim de identificar o problema e tratá-lo adequadamente. 

Perigos da falta de cuidado com a saúde bucal

A falta de cuidados com a higiene bucal pode causar complicações para a saúde do pet. Conforme explica a veterinária, esse tipo de negligência pode causar desde perda de dentes até fraturas de mandíbula. Por isso, os cuidados com os dentes do cachorro são tão importantes.  

Melhor fase para iniciar a escovação

É recomendado que o tutor inicie a escovação dos dentes do cachorro quando ele ainda é filhote, para que o animal se acostume mais facilmente com essa prática e evite problemas dentários e de saúde no futuro. No entanto, de acordo com Luciana Capirazzo, também é possível inserir esse hábito na rotina do cão adulto, pois os cuidados com os dentes devem ocorrer em todas as fases da vida. 

Cachorro olhando para o lado com pessoa escovando os seus dentes
Escovas de cerdas macias são as melhores para escovar os dentes dos cachorros (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock)

Como escovar os dentes de cachorro

Para a escovação, a médica veterinária recomenda o uso de escovas de cerdas macias e com cabeça pequena (apropriada para cachorros) e creme dental de uso veterinário. A pasta de dente para uso humano não deve ser utilizada em nenhuma hipótese, pois tem componentes que podem colocar em risco a saúde do animal.  

Luciana Capirazzo recomenda que o tutor escove os dentes do pet diariamente e por um período de 5 minutos, fazendo movimentos circulares. “De preferência, no mesmo horário, para que se torne um hábito”, indica. Além disso, é importante não forçar a escova contra os dentes ou gengiva do cão, para não o machucar. Não é necessário enxaguar a boca do animal após a escovação, pois o creme dental veterinário não causa problemas caso seja ingerido. 

Cuidados durante a escovação

Alguns cuidados devem ser tomados durante a escovação para evitar machucar o animal e o tutor. De acordo com a veterinária, caso o cachorro não esteja habituado à escovação, ele pode morder a escova e, até mesmo, quebrá-la. Nesse caso, o tutor precisa estar atento para que o pet não ingira o item. “O início da escovação é um trabalho de persistência e lento”, ressalta a profissional.  

Aliados da saúde bucal 

Além da escovação, há outras formas de garantir a saúde bucal do cachorro. “Existem, no mercado, petiscos voltados para a saúde oral, enxaguantes bucais e produtos para colocar na água que o animal bebe”, lista a veterinária. No entanto, essas opções não devem substituir a escovação. Ademais, é importante realizar anualmente uma avaliação odontológica a fim de identificar problemas dentários precocemente e tratá-los antes que se tornem mais graves.