Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / Acabou

Fim dos mutirões e torcidas? Votação por CPF vai mudar BBB para sempre

Nada de virar a noite votando e das torcidas fanáticas? O que muda no BBB24 com o voto único por CPF?

Leandro Fernandes

por Leandro Fernandes

lfernandes_colab@caras.com.br

Publicado em 25/08/2023, às 08h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fim dos mutirões e das torcidas? Votação por CPF vai mudar BBB para sempre - Reprodução/TV Globo
Fim dos mutirões e das torcidas? Votação por CPF vai mudar BBB para sempre - Reprodução/TV Globo

O BBB24 promete ser totalmente diferente das edições anteriores. É que, pela primeira vez na história do programa, as votações serão limitadas a um voto por CPF. Ou seja: ninguém, em teoria, poderá votar mais de uma vez.

O primeiro resultado claro disso é que será o fim dos mutirões. As equipes que, desde 2020, têm faturado alto ao administrar as contas das redes sociais dos participantes terão de repensar estratégias. As torcidas também tendem a se mobilizar para pedir que os outros votem, em vez de passar noites em claro no Gshow.

O segundo resultado, ligado a esse primeiro, é que os chamados "fandoms", comunidades de fãs dos participantes que organizam mutirões, devem perder força e, aos poucos, desaparecer. Sem a necessidade dos mutirões, essas torcidas muito fanáticas, que costumam ser a minoria, devem levar um choque rápido de realidade.

Só que a proposta também pode trazer uma nova pedra no sapato da Globo. Caso a exigência de CPF não seja devidamente checada, é possível que a emissora se veja diante de fraudes: pessoas cedendo (ou vendendo) o CPF para a votação, utilizando CPF de pessoas mortas ou usando geradores de CPF. É claro que, mesmo com esses artifícios, a votação massiva vista nas últimas edições por parte de uma única torcida fica bem dificultada, com o público geral fortalecido. A baixíssima audiência e recorde negativo de votos na última final dão uma pista das motivações da Globo com a mudança.

ENTENDA A NOVIDADE

Nesta quinta-feira (24), foi apresentado à imprensa as novidades para a próxima edição do Big Brother Brasil, que estreia religiosamente em janeiro na grade da Globo. Mostrando ouvir as reclamações dos telespectadores, os executivos da atração acabam de declarar guerra aos fandoms.

É que o sistema de votação do público sofrerá uma grande mudança, passando a contabilizar apenas um voto por CPF (Cadastro de Pessoa Física). Dessa forma, fã clubes especializados em realizar mutirões de votos não poderão mais influenciar o resultado à favor de participantes.

Nas redes sociais, internautas comemoraram com a novidade: "Voto único por CPF no próximo BBB promete ser garantia de gostosas risadas", apontou um. "Teremos fortes emoções e mortos dando voto no BBB", apontou outra. "Finalmente, não teremos mais plantas ganhando o programa como na última edição", alfinetou um terceiro.