Lara (Deborah Secco) e Mário (Lázaro Ramos) em 'Elas por Elas' da Globo - Divulgação/Globo
MUDANÇA

Com órfãos do SBT, novelas da Globo decolam no ibope na reta final

Com a nova grade do SBT, público de novelas mexicanas migra para a Globo e passa a bola para 'Paraíso Tropical' e 'Elas por Elas', que dão um gol no ibope

Felipe França Publicado em 04/04/2024, às 18h15 - Atualizado às 19h10

No último mês de março, o SBT divulgou sua nova grade de programação. A novidade mexeu com um público que pelo menos há 10 anos se mantinha ligado na transmissão de tramas mexicanas no final das tardes. Com a mudança, os órfãos das faixas de repetecos latinos migrararam para a TV Globo, contribuindo, diretamente, para que os folhetins do canal carioca decolassem no ibope na reta final.

No lugar de enlatados da Televisa, os telespectadores passaram a encarar na tela da TV o programa Tá na Hora, apresentado por Christina Rocha e Marcão do Povo. O telejornal, que tem foco em prestação de serviço e informações de apelo popular, possui duração de duas horas e 15 minutos e está no ar desde o dia 18 de março.

Porém, parece que o público não comprou muito a ideia do novo programa. Essa afirmação é baseada nos dados da Kantar IBOPE Media. A atração começou com 3.9 pontos de audiência. Logo no segundo dia, a novidade caiu para 3.2, e na última terça-feira, 2, registrou apenas 2.4. Em menos de um mês, o programa teve quedas consideráveis, que provam o êxodo em busca de melodramas na TV. 

Apesar de ser uma apresentadora que dispensa apresentações e que já provou diversas vezes que sabe muito bem como comandar um programa, Christina Rocha tem enfrentado críticas de parte do público. Mesmo com o comando do Casos de Família por mais de dez anos, tudo indica que o público não comprou muito o desempenho de Christina no Tá na Hora

NENHUMA DOR SEMPRE SERÁ!

Quem está em festa com a nova grade do SBT é a Globo. A audiência de Elas por Elas, novela das seis da emissora, nunca foi das melhores, mas como diz a abertura da novela de Alessandro MarsonThereza Falcão: "nenhuma dor sempre será".

A atração, dirigida por Amora Mautner, apresentou um considerável crescimento nos últimos dias. Por exemplo, segundo dados da Kantar IBOPE Media, a trama, que sempre patinou pela casa dos 15 pontos, registrou 18,2 pontos de audiência no dia 18 de março, mesma data o Tá na Hora estreou na telinha do SBT.

Claro que é importante reforçar que a novela está caminhando para sua reta final e com isso, muitos eventos têm acontecido na história, baseada no original de Cassiano Gabus Mendes. Entretanto, a mudança de grade da concorrente de TV aberta abre caminho para justificar uma das possíveis subidas no ibope.

'UM BOM LUGAR PARA ENCONTRAR'

Sem os folhetins latinos no horário, o público do SBT parece ter encontrado também "um bom lugar" na faixa que antecede Elas por Elas. No ar no Vale a Pena Ver de Novo desde novembro, Paraíso Tropical,  também  vinha amargando baixos números para o horário.

Oscilando entre 10,8 pontos e 12 pontos de audiência nas primeiras semanas, a novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares já marcou 15 pontos com a mudança de grade da concorrente. Mais uma vez, seria coincidência?  

A realidade é constatar, então, que com a nova programação do SBT, parte do público que está familiarizado com novelas na emissora de Silvio Santos resolveu mesmo migrar para o principal canal da TV aberta, que se isola, assim, como a única emissora a exibir folhetins neste período de fim de tarde e início de noite.

 

SBT Novelas Elas por Elas

Leia também

Mania de Você: Quarteto amoroso promete agitar a próxima novela das 9


Conheça o ator que vive Beto, a versão jovem de Buba em Renascer


Com transplante de coração inédito, novela mais longa do Brasil estreava há 58 anos


Astro de Alma Gêmea morreu no meio de novela das 21h e teve que ser trocado


Juliana Paes engravida de dois homens ao mesmo tempo em trailer intrigante de novela da Netflix


Renascer: Damião toma decisão sobre romance e surpreende Eliana