Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Saiba mais!

Família de Faustão explica prioridade na fila do transplante: "Melhor maneira"

Após boatos, a família de Faustão explica prioridade na fila do transplante; saiba o que aconteceu

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 01/03/2024, às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Após boatos, a família de Faustão explica prioridade na fila do transplante; saiba o que aconteceu - Reprodução/Instagram
Após boatos, a família de Faustão explica prioridade na fila do transplante; saiba o que aconteceu - Reprodução/Instagram

Nesta sexta-feira (1), a família de Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, respondeu às críticas sobre a suposta vantagem na fila de transplantes do apresentador. Em uma publicação na página "Faustão do Meu Coração", eles detalharam o funcionamento do sistema de transplantes e os motivos pelos quais Faustão teve prioridade na fila para um transplante de rim.

"Agradecemos ao Dr. Leon Alvim pela explicação detalhada", disse a família em sua postagem. "Acreditamos que informação é a melhor maneira de promover conhecimento e transparência", completaram, acompanhando a legenda com trechos do Diário Oficial.

O post mostrou o procedimento adotado para pacientes transplantados de órgãos sólidos, como coração, pulmão, rins e fígado. Segundo a resolução SS 6, de 8 de fevereiro de 2019, do Estado de São Paulo, pacientes que já foram receptores de um transplante de órgão sólido e que, posteriormente, necessitam de outro transplante devido à falência de outro órgão, têm prioridade na lista de espera para esse último órgão.

"Essa prioridade já foi aplicada anteriormente? Sim, qualquer paciente nessas circunstâncias terá prioridade na fila de transplante. Em 2023, por exemplo, dos 1933 transplantes renais realizados em São Paulo, 34 foram para pacientes que desenvolveram insuficiência renal após transplantes de coração, fígado ou pâncreas", esclareceu o texto.

+ Qual o estado de saúde de Faustão? Apresentador segue internado após novo transplante

Além disso, a família compartilhou um vídeo no qual Lisiane Paiva, coordenadora do banco de olhos do Ceará, explica o processo de captação de órgãos e os critérios utilizados na seleção do receptor. "A recente situação envolvendo o apresentador Fausto Silva, que recebeu um novo órgão 20 dias após entrar na lista de espera, gerou discussões sobre os critérios definidos pelo Sistema Único de Saúde", destacou a legenda do vídeo, originalmente publicado pelo perfil "Renais do Cariri", que oferece suporte a pacientes em hemodiálise e transplantados.

Transplantado, Faustão sabia que precisaria de um novo rim quando recebeu coração

O apresentador Faustão já sabia que precisaria passar por um segundo transplante quando recebeu um coração novo, em agosto de 2023. Não foi surpresa para ele e nem para a família, portanto, a cirurgia que ocorreu nesta segunda-feira (26).

Segundo o colunista Flavio Ricco, do R7, o problema renal que exigiu o transplante do rim de Faustão já era bem conhecido. Desde que ele fez a cirurgia para substituir o coração, o famoso ficou em casa, apenas aguardando o novo procedimento.

Segundo Hospital Israelita Albert Einstein, no entanto, o motivo do transplante foi um "agravamento" da condição de Faustão. Ou seja: apesar de já saber há tempos que precisaria da cirurgia, a urgência com que ocorreu foi uma surpresa.