Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Já sabia

Transplantado, Faustão sabia que precisaria de um novo rim quando recebeu coração

Apesar de ter pegado o público de surpresa, transplante de Faustão não foi novidade para a família: o apresentador já sabia que iria precisar do órgão

Leandro Fernandes

por Leandro Fernandes

lfernandes_colab@caras.com.br

Publicado em 28/02/2024, às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Faustão sabia que transplante de rim era necessário desde que recebeu novo coração - Reprodução/Instagram
Faustão sabia que transplante de rim era necessário desde que recebeu novo coração - Reprodução/Instagram

O apresentador Faustão já sabia que precisaria passar por um segundo transplante quando recebeu um coração novo, em agosto de 2023. Não foi surpresa para ele e nem para a família, portanto, a cirurgia que ocorreu nesta segunda-feira (26).

Segundo o colunista Flavio Ricco, do R7, o problema renal que exigiu o transplante do rim de Faustão já era bem conhecido. Desde que ele fez a cirurgia para substituir o coração, o famoso ficou em casa, apenas aguardando o novo procedimento.

Segundo Hospital Israelita Albert Einstein, no entanto, o motivo do transplante foi um "agravamento" da condição de Faustão. Ou seja: apesar de já saber há tempos que precisaria da cirurgia, a urgência com que ocorreu foi uma surpresa.

Em conversa com o jornalista Lauro Jardim, de O Globo, o apresentador agradeceu o apoio e disse que está confiante na sua recuperação. “Mais uma semana e estou em casa, liberado. Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo”, afirmou Faustão, referindo-se à cirurgia cardíaca que fez no ano passado.

BOLETIM MÉDICO REVELA DETALHES DE TRANSPLANTE

De acordo com boletim médico revelado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, o astro foi hospitalizado no domingo (25) e já passou pela cirurgia para ser transplantado com um novo rim. O processo foi muito rápido devido à gravidade do quadro de saúde de Faustão, de 73 anos de idade.

"O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado", diz o boletim.

E finaliza, confirmando que deu tudo certo no procedimento: "A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico". Na segunda metade de 2023, o famoso passou por um transplante de coração que foi bem sucedido, mas que segue inspirando cuidados.

FAUSTÃO JÁ PASSAVA POR TRATAMENTOS RENAIS DESDE 2021

Nesta semana, Fausto Silva precisou ser internado no Hospital Israelita Albert Einstein para fazer um transplante de rim alguns meses após transplantar o coração. Segundo informações da Alpha FM, ele enfrentou complicações de uma insuficiência cardíaca e precisou fazer sessões de diálise para aliviar os sintomas da doença.

Mas o que poucos sabem é que Faustão já vivia uma rotina contra a retenção de líquido há alguns anos. Em 2021, ele chegou a fazer um procedimento de filtragem no hospital para drenar o excesso de líquido no corpo

Na época, o apresentador ainda era contratado pela TV Globo, que desmentiu boatos de que ele estava internado no hospital: "Apuramos com Fausto e ele esclarece que não está internado. Está fazendo um tratamento de rotina de filtragem no hospital, por conta de retenções de líquidos", disseram ao UOL.