Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Caetano Veloso

Caetano Veloso
Caetano Veloso - Reprodução\Instagram
Nome CompletoCaetano Emanoel Viana Teles Veloso
Data Nascimento07/08/1942
81 anos, 10 meses
Local NascimentoSanto Amaro, (BA)
Instagram Oficial Caetano Veloso

Caetano Emanoel Viana Teles Veloso, mais conhecido como Caetano Veloso, nasceu dia 7 de agosto de 1942 em Santo Amaro (BA).

Caetano começou na carreira cantando e tocando violão em bares no ano 1960 com a irmã Maria Bethânia, em Salvador, para onde foi com toda a família. Assim como Gal Costa, Gilberto Gil, Bethânia e Tom Zé, ele fez parte do show chamado Nós, Por Exemplo na abertura do Teatro Vila Velha em 1964. 

Em 1965, foi para o Rio de Janeiro com a irmã, da qual foi chamada para cantar no show Opinião. Interpretada por Maria Odete e composta por Caetano no mesmo ano, a canção Palavra Boa alcançou o quinto lugar no II Festival de Música Popular Brasileira da TV Record.

O primeiro disco dele foi gravado em 1967 com Gal Costa. A música Alegria, Alegria deste álbum foi apresentada no III Festival de MPB por ele e pela banda de rock Beat Boys, o que irritou bastante os conservadores da época. A música marcou o início do movimento Tropicália e alcaçou o quarto lugar no festival. 

Lançando o álbum-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis em 1968, o musicista se tornou um marco para o movimento tropicalista. Numa apresentação com os Mutantes da música É Proibido Proibir em setembro no Teatro da Universidade Católica (Tuca), Caetano foi absurdamente vaiado. 

Em 1969, ele foi preso pela Polícia Militar e exilado para Londres (Inglaterra). Lá, ele produziu os discos Caetano Veloso (1969) e Transa (1972). Em 1971, o artista voltou para o Brasil e fez um show com Chico Buarque em Salvador, sendo a gravação ao vivo do álbum Caetano E Chico Juntos E Ao Vivo

O grupo Doces Bárbaros, formado por Caetano, Gilberto Gil, Gal e Bethânea em 1976, lançou o álbum Os Mais Doces dos Bárbaros, que garantiu uma tour por todo o Brasil naquele mesmo ano. Em uma viagem para a Nigéria com Gil, eles tocaram no Festival de Arte e Cultura Negra e gravaram o disco Bicho em 1977. 

Ao longo dos anos, Caetano lançou muitos álbuns de sucesso, como Outras Palavras (1981), Caetanear (1985), Totalmente Demais (1986), Circulandô (1991), Zii e Zie (2009), Abraçaço (2012), entre outros. 

Entre muitas indicações e muitos prêmios ganhos, o artista saiu vitorioso na categoria de Melhor Álbum de Música Internacional no Grammy Awards com Livro de 1998. 

Ele foi casado com Andréa Gadelha de 1967 até 1986, com quem teve apenas um filho, o também músico Moreno Veloso. No mesmo ano de separação, Caetano se casou com Paula Lavigne, com quem teve 2 filhos, Zeca Veloso e Tom Veloso. O casal se divorciou em 2004 mas em 2016 retomaram a união. 

 


Artigos relacionados a Caetano Veloso

Filho de Caetano Veloso causa alvoroço em clique sem camisa: "Um gato" - Reprodução/Instagram
Suruba? Paula Burlamaqui, Caetano Veloso e esposa teriam feito sexo a três - Reprodução/Instagram/YouTube
Esposa de Caetano Veloso revela que os dois não fazem mais sexo: "Parceria" - Reprodução/TV Globo e Reprodução/Instagram
Caetano Veloso revela problemas de saúde e cancela agenda de shows: "Recuperação" - Reprodução/Instagram
Filho de Caetano Veloso reaparece saradão após dois anos e causa choque: "Gostoso" - Reprodução/Instagram
Discretos, Caetano Veloso faz raríssima aparição com a esposa Paula Lavigne no RJ - Victor Chapetta/AgNews