Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!

Erika Januza sofre racismo na web e desabafa

Atriz dá resposta para internauta: 'Eu não abaixo minha cabeça. Me entristece, mas não me derruba'

Redação Contigo! Publicado em 29/10/2018, às 21h12 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Erika Januza - Reprodução / Instagram
Erika Januza - Reprodução / Instagram

A atriz Erika Januza mostrou a sua força ao não se deixar abalar após sofrer um ataque de racismo nas redes sociais. Nesta segunda-feira (29), ela desabafou em suas redes sociais sobre este tipo de mensagem preconceituosa ainda existir no mundo de hoje.

“Estamos em uma nação onde mais da metade é composta por negros e, com certeza, tem um pouco de nós em todos. Fomos a base do trabalho de construção de muita coisa neste país às custas de muito sofrimento. Um dia ouvi de uma pessoa muito ‘importante’: ‘não dá mais para limpar o sangue do brasileiro’. É! As pessoas dizem coisas assim. E ainda dizem que racism é ‘mimimi’. Esta doença está aí, latente. Às vezes oculta, mas latente. Eu não abaixo minha cabeça. Me entristece, mas não me derruba. Representatividade! É necessária! E assim incomoda. Mas eu gusto de incomodar! Sigamos, firmer, fortes, corajosos”, escreveu ela.

A atriz ainda contou como se sentiu com as mensagens. “O fato não é me incomodar especificamente com a moça ou com o post. É por um motivo maior. Eu vejo que quando se ataca um negro pelo simples fato de ser, você atacou todo um grupo. Eu vejo assim. Um amigo me perguntou como eu estava, pois essas coisas mexem muito com o psicológico. Respondi: ‘meu psicológico está calejado’. Sou negra há 30 anos! A cada dia um novo desafio”.

Erika ainda afirmou que não sofre tantos ataques deste tipo por ser uma personalidade conhecida da TV. “O fato de ser uma atriz ainda me protege um pouco, já que as pessoas me reconhecem, ou gostam de algum trabalho: ‘aquela negra… é atriz’. E aquela doméstica? E aquela gari? E aquela enfermeira? E aquela advogada? Somos pessoas. Merecemos respeito”.