Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / APOIO

Cantores sertanejos aplaudem secretário após crítica ao governo Lula

Secretário de Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite diz que o governo federal "optou por ficar ao lado de criminosos" e foi aplaudido por sertanejos

Secretário de São Paulo Guilherme Derrite - Reprodução/Instagram
Secretário de São Paulo Guilherme Derrite - Reprodução/Instagram

O cenário é político, mas o que chama a atenção é a presença de uma dupla bastante famosa do mundo sertanejo, na inauguração da nova sede do Batalhão Especial de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) de Rio Preto (SP), no bairro Romano Calil, realizada nesta segunda-feira, 15. Enquanto o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, dizia que o governo federal "optou por ficar ao lado dos criminosos" ao vetar trechos do projeto que acabava com a "saidinha" temporária de presos, ele era aplaudido por dois artistas muito famosos, como mostra o vídeo publicado pelo Diário da Região.

Derrite trabalha nos bastidores para derrubar o veto parcial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Projeto de Lei (PL) 2.253/2022, aprovado no Congresso Nacional, que acaba com as saídas temporárias de presos durante feriados, as chamadas “saidinhas”. Lula manteve o trecho da lei que acaba, por exemplo, com o benefício para quem está preso por crime hediondo, o que inclui o tráfico de drogas.

O projeto aprovado impedia toda e qualquer saída temporária para presos em datas comemorativas, estabelecendo que o benefício só poderia ocorrer para trabalho e estudo. O veto presidencial será analisado em plenário na Câmara dos Deputados.

"Aprovamos o projeto na Câmara, aprovamos no Senado, aprovamos de novo na Câmara e o governo federal optou por ficar do lado dos criminosos. Nós, aqui em São Paulo, estamos do lado da população que não aguenta mais a saída temporária de presos", destacou o secretário, que foi o relator do projeto.

Ele tinha sido exonerado do posto para participar das articulações para a aprovação da proposta. De volta ao cargo, esteve no evento e recebeu o apoio de várias autoridades, que aplaudiram suas falas, juntamente com a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano; este acompanhado da esposa, a influenciadora digitalPaula Vaccari.

Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação do governo federal diz que a fala do secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo não corresponde à realidade. "A proposta sancionada pelo presidente estabelece, inclusive, regras mais duras. O presidente sancionou o trecho que proíbe saída temporária para condenados por praticar crimes hediondos, com violência ou grave ameaça, a exemplo de estupro, homicídio, latrocínio, sequestro e exploração sexual de menores", começa o comunicado.

"O presidente Lula vetou apenas o trecho que proíbe, por inconstitucionalidade, a saída temporária para visita à família de presos  com bom comportamento e progressão de pena. E o preso terá que usar tornozeleira eletrônica", finaliza.

ASSISTA AO TRECHO DO DISCURSO DE DERRITE: