Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / VIXI!

Por que Regina Duarte é considerada uma 'persona non grata' na comunidade artística?

Desprezada pela Globo, Regina Duarte perdeu prestigio e virou persona non grata na classe artística por conta de seus posicionamentos conservadores

por Surenã Dias

sdias_colab@caras.com.br

Publicado em 06/05/2024, às 15h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Regina Duarte já fez críticas à TV Globo após afastamento da emissora - Foto: Reprodução/TV Globo
Regina Duarte já fez críticas à TV Globo após afastamento da emissora - Foto: Reprodução/TV Globo

Chamada por muitos anos de "namoradinha do Brasil", a atriz Regina Duarte viu sua carreira de sucesso apagada após deixar a TV Globo para se associar ao governo de Jair Bolsonaro. Desde 2020, a famosa se tornou uma verdadeira 'persona non grata' na comunidade artística, por conta de seu pensamento retrógrado e conservador.

Neste domingo, 4, a atriz voltou a ser destaque na mídia após sua filha, Gabriela Duarte, criticar a TV Globo por desprezá-la durante a homenagem a Manoel Carlos, realizada pelo Globoplay. Para a artista, ela deveria ser lembrada, já que protagonizou grandes novelas do autor. 

"A Globo parece agir com desprezo pela atriz que ajudou sua dramaturgia a se tornar imbatível no país e uma das melhores do planeta. Suscita ainda a impressão de hostilidade gerada entre extremos do espectro político. Esse apagamento (mal) disfarçado da artista provoca um ruído desnecessário que afeta a imagem da emissora", disse.

Apesar de Gabriela pedir por mais reconhecimento do trabalho de sua mãe, vale lembrar que nos últimos anos Regina tem feito não apenas constantes ataques à política e sociedade brasileira, mas também publicado alfinetadas à própria Globo. 

Leia também: Gabriela Duarte ataca a Globo por barrar Regina de documentário: "Desprezo"

Em uma postagem no Instagram, ela chegou a comentar que a emissora tem perdido audiência de pessoas mais velhas por estar tentando se adequar a uma sociedade mais moderna e diversa, desagradando a quem um dia já lhe deu atenção. "A TV Globo repercute uma parcela da sociedade que é "gritalhona", que se expõe, que está sempre nas redes sociais, nas danças, na música. É uma nova geração que está aí, e a TV Globo replica. E tem lá o seu público".

"Muita gente da minha época, da minha geração, reclama e não assiste mais. É o preço que se paga por não conseguir agradar a todos, como a Globo já agradou antigamente, era 100% de audiência", lamentou a famosa, que também já provocou William Bonner, para tentar defender o ex-presidente Bolsonaro.

A atitude de Regina, inclusive, já rendeu outras retaliações da Globo, que deixou de divulgar trabalhos antigos da atriz em sua programação. Durante a pandemia, quando a novela Pega Pega foi reprisada, a participação da artista foi cortada. Além disso, quando História de Amor entrou para o catálogo do Globoplay, a plataforma preferiu não colocar Regina em destaque, mesmo ela sendo protagonista da trama. 

Mas apesar das críticas, a publicação de Regina responde muito bem os motivos que levam ela a estar de fora de produções e projetos envolvendo a TV Globo. Com uma imagem sem prestígio e que representa tudo o que a marca não defende, ter a atriz em seu cast seria uma associação ruim. 

Apesar de ter ficado apenas dois meses no cargo de Secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, Regina passou os últimos quatro anos defendendo pautas retrógradas e criticando, até mesmo, os colegas da própria classe artística. Em meio a momentos de polarização de ideias, quanto menor os riscos de críticas, melhor para a platinada.