Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Spotify Contigo!
TV / TV

Pedro Neschling surpreende ao revelar que é deficiente auditivo: 'Me recusava a encarar a verdade'

Filho de maestro e de atriz, ator desabafa ao contar sobre sua deficiência auditiva: 'O famoso surdo'

Redação Contigo! Publicado em 05/10/2019, às 09h58 - Atualizado às 11h17

Pedro Neschling revela que é deficiente auditivo e desabafa na web - Globo/Renato Rocha Miranda
Pedro Neschling revela que é deficiente auditivo e desabafa na web - Globo/Renato Rocha Miranda

O ator Pedro Neschling decidiu abrir um pouco de sua vida pessoal neste final de semana.

Ele surpreendeu ao revelar que é deficiente auditivo e que começou a usar o aparelho há quatro anos.

O artista revelou que não escuta algumas frequências de som e teve dificuldade em aceitar o sua condição. No entanto, ao longo dos anos, percebeu que sua vida melhoraria com o aparelho auditivo.

"Pouca gente sabe mas eu sou deficiente auditivo. O famoso surdo. “Ah, Pedro, como assim? Mas você não ouve?”. Sim, apesar da minha grave perda em algumas frequências – eu praticamente não escuto agudos – tenho a capacidade de ouvir um tanto. E assim ao longo da vida eu me recusava a encarar a verdade: que eu precisava usar aparelho auditivo. Não por preconceito, porque juro que nunca vi qualquer problema nisso. Mas tampouco entendia que isso pudesse ser normal, como usar óculos é", disse ele, que completou:

"Depois de décadas sofrendo as consequências sociais de não escutar normalmente, comecei a usar aparelho há 4 anos. E já não sei como levei minha vida antes disso. Você que escuta normalmente não faz ideia da dificuldade que é ser surdo sem auxílio. Sobretudo porque se trata de uma deficiência “invisível”, difícil de fazer quem não sofre entender."

Ao final, Pedro Neschling deu uma dica para os fãs que também são deficientes. "Outro dia postei uma foto em que meu aparelho aparecia e me colocaram em contato com a Crônicas da Surdez. E então conheci a linda campanha Surdos Que Ouvem que ela encabeça. Fiquei muito emocionado! Somos 30 milhões de surdos no Brasil. Isso mesmo, 14% da população. Precisamos falar mais sobre isso e tornar natural a compreensão da surdez. Informar sobre a reabilitação auditiva, fundamental pra quem tem essa deficiência. Se você é surdo que ouve ou conhece alguém que é, me conta aqui. Marca seu amigo. Deem uma olha na hashtag. Vamos espalhar amor e inclusão"

O ator é filho do maestro John Neschling e da atriz Lucélia Santos. Ele é casado com a artista plástica e atriz Vitória Frate e pai da pequena Carolina