Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / EITA!

Jornalista Elizabeth Carvalho pede demissão após mais de 20 anos na Globo

Jornalista Elizabeth Carvalho pede demissão após mais de 20 anos na Globo e entra para quadro de profissionais que deixaram a emissora carioca em 2022; veja

Redação Contigo! Publicado em 28/12/2022, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jornalista Elizabeth Carvalho pede demissão após mais de 20 anos na Globo e entra para quadro de profissionais que deixaram a emissora carioca; veja - Reprodução/Globo
Jornalista Elizabeth Carvalho pede demissão após mais de 20 anos na Globo e entra para quadro de profissionais que deixaram a emissora carioca; veja - Reprodução/Globo

A jornalista Elizabeth Carvalho pediu demissão da Globo nesta quarta-feira (28). A partir do dia 31 de dezembro, ela encerra o vínculo de mais de 20 anos com a empresa, sendo destes, 10 como correspondente na Europa.

Desde 2012 no continente europeu como correspondente, a jornalista ficou dois anos em Berlim, capital da Alemanha, mas seguiu seu caminho para Paris, na França. Ela havia pedido demissão há dois anos, mas decidiu ficar até o fim de 2022 para cobrir a última eleição presidencial francesa.

O diretor-geral de Jornalismo da emissora, Ali Kamel, confirmou a informação ao site Splash, do UOL. No comunicado, o profissional fala sobre a demissão e confessa que não sabe quais serão os novos desafios da jornalista.

“Dia 31/12, Beth encerra esse ciclo com a Globo. Não me detalhou ainda qual será o novo desafio que ela vai se dar (sei que há um livro e filme no horizonte). Mas tenho certeza de que o resultado vai ser maravilhoso, para ela e para o seu público”, dizia o comunicado.

Mostrando que o encerramento do contrato foi realizado de forma amigável, o diretor continua citando alguns dos trabalhos feitos pela jornalista: “Cito a série sobre a Zona do Euro, em que revelou os paradoxos de uma Europa que, embora unida por uma cultura e moeda comuns, vê acirrada a rivalidade graças a exatamente esses dois fatores. Não era premonitória, mas quem assistiu à série pôde entender melhor o Brexit quando este veio anos depois. Seu último grande trabalho foi um mergulho nas últimas eleições presidenciais francesas”.

Por fim, Ali Kamel ainda destacou que Elizabeth é especialista em “reportagens de fôlego”. “Em 1985, mergulhou no cinquentenário do levante comunista de 1935, quando fez, entre outras, uma entrevista brilhante com Luiz Carlos Prestes. Mais tarde, foi atrás de Manuelzão para reconstituir os passos do Guimarães Rosa de Grande Sertão Veredas e Corpo de Baile. Tenho essa edição até hoje, misto de perfil de um personagem emblemático e ensaio literário”.

A jornalista agora integra um grupo de profissionais que deixam e deixaram a emissora em 2022 junto de Ernesto Paglia, Carlos Tramontina, André Hernan, Tiago Leifert, entre outros. 

DEMISSÃO

Marido de Sandra Annenberg, o repórter Ernesto Paglia foi demitido da Globo após 43 anos na emissora.

Segundo o portal Notícias da TV, o diretor geral de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, fez um comunicado aos funcionários da emissora após a demissão repentina.

Ainda segundo o portal, no comunicado, ele elogiou o repórter após a longa jornada na emissora.