Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Tá bombando! / SAÚDE!

Mulher mais velha do mundo tem saúde quase impecável: "Ela é incrível"

Pessoa mais velha do mundo, Maria Branyas Morera, revela segredos para não ter praticamente nenhum problema de saúde; veja

Adriana Peraita Publicado em 24/10/2023, às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulher mais velha do mundo tem saúde quase impecável - Reprodução/X
Mulher mais velha do mundo tem saúde quase impecável - Reprodução/X

A espanhola Maria Branyas Morera, de 116 anos, é a pessoa mais velha do mundo. Apesar da idade avançada, a "super vovó catalã", como ela se descreve, não apresenta praticamente nenhum problema de saúde. Isso foi o que descobriram os pesquisadores que examinaram a saúde da centenária.

"Ela é incrível", comentou o médico espanhol Manel Esteller, que foi até a casa de repouso onde Maria vive em Girona, na Catalunha, Espanha. "Ela tem uma cabeça completamente lúcida. Ela se lembra com impressionante clareza de episódios seus quando tinha apenas 4 anos e não apresenta nenhuma doença cardiovascular, comum em idosos", acrescentou.

O pesquisador revelou que os únicos problemas de saúde enfrentados pela espanhola são dificuldades de mobilidade e audição. Quando era adolescente, Maria caiu de um navio e, como consequência do acidente, perdeu a audição de um ouvido. 

Segundo Esteller, a genética é um fator que contribui para a longevidade da mulher:  "É claro que existe um componente genético porque há vários membros da família dela com mais de 90 anos". Maria, por sua vez, revelou hábitos que acredita que têm contribuído para que ela viva uma vida tão longa: "Sempre comi pouco, mas de tudo, e nunca segui nenhum regime. Não sofri de nenhuma doença nem passei por uma sala de cirurgia".

Questionada, ela também citou outros segredos para uma boa saúde: "ordem, tranquilidade, boa ligação com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional e muita positividade, além de genes e sorte"

Maria nasceu em 4 de março de 1907, em  San Francisco, na Califórnia. De origem espanhola, o seu pai era jornalista e emigrou para os EUA um ano antes do nascimento da filha. Após 8 anos, a família se mudou de volta para a Espanha. Todavia, o patriarca faleceu durante a viagem, vítima de tuberculose. 

A centenária sobreviveu à Primeira Guerra, à Segunda Guerra e à Guerra Civil Espanhola. Ela também passou pela pandemia da Gripe Espanhola nas primeiras décadas do século XX e, mais recentemente, pela pandemia de Covid. Ela se casou com o médico Joan Moret. Maria é mãe de três, avô de 11 netos e bisavó de 13 bisnetos. 

MULHER DÁ À LUZ DENTRO DE CARRO DE APLICATIVO

A motorista de aplicativo Iara Alencar dos Santos, 30 anos, mal sabia o que lhe aguardava quando aceitou uma corrida nesta segunda-feira (23). Ela foi chamada para levar uma grávida para o Hospital regional de Ceilândia, no DF. Acontece que a moça acabou dando à luz no carro. 

Em um registro do momento, é possível ver que a passageira fala: "Saiu". Então, a sogra, que também estava no carro, pergunta: "Saiu o que, menina?". E a moça responde: "O bebê, a cabeça". A motorista olha para trás e, em choque, exclama: "Ai, meu Deus". Em seguida, ela acelera o carro e começa a buzinar. 

Felizmente, o trio chegou rapidamente ao destino. Em entrevista ao jornal 'Metrópoles', Iara falou sobre o momento: “Ele [bebê] começou a chorar. Só deu tempo de eu buzinar e estacionar o carro. Desci do veículo e peguei ele no colo. Em seguida, a médica veio e cortou o cordão umbilical no meu colo. Graças a Deus deu tempo de chegar. A mãe e o neném entraram [no hospital] e não pude mais ter notícias dos dois”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!