Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Cartaz gera protestos devido à representação 'sexualizada' de Jesus: "Provocar"

Cartaz para a divulgação da Semana Santa é alvo de críticas devido à aparência de Jesus Cristo na imagem; veja

Adriana Peraita Publicado em 07/02/2024, às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cartaz gera protestos devido à representação 'sexualizada' de Jesus - Reprodução/Instagram
Cartaz gera protestos devido à representação 'sexualizada' de Jesus - Reprodução/Instagram

Um cartaz feito para a divulgação das celebrações da Semana Santa em Sevilha, na Espanha, gerou críticas de católicos conservadores. Isso porque alguns se revoltaram com a aparência da figura central - Jesus Cristo - no pôster. 

Na imagem, é possível ver Jesus retratado como um homem branco de cabelo liso. Ele aparece com a mão apoiada sobre o tórax e com a região da virilha coberta por um pano. Segundo a BBC, a representação foi considerada "ofensiva, homoerótica, afeminada e sexualizada" por alguns seguidores da religião.

O político de extrema-direita Javier Navarro foi ao X, antigo Twitter, reclamar do pôster. Para ele, a imagem "tinha o intuito de provocar" e não contribui para "estimular a participação dos fiéis na Semana Santa em Sevilha".

Por outro lado, o líder do Partido Socialista da Espanha na região sul da Andaluzia, Juan Espadas, saiu em defesa da arte e condenou "expressões de homofobia e ódio" que seguiram a sua divulgação. O político argumentou que o cartaz conseguiu unir "tradição e modernidade" da região.

Em entrevista ao jornal ABC, o artista local, Salustiano Garcia, de 59 anos, criador da obra, rebateu as críticas. Ele garantiu que a arte foi feita com "profundo respeito". O espanhol ainda afirmou que "é preciso estar louco" para enxergar alguma conotação sexual na imagem e que ela não contém nada que "não tenha sido representado em obras de arte datadas de centenas de anos atrás".

DJ SE REVOLTA APÓS SER QUASE RETIRADA DE VOO POR CONTA DE ROUPA

A DJ neozelandesa Lisa Archbold, mais conhecida como Djette Kiwi, usou as redes sociais para denunciar que foi ameaçada de ser retirada de um voo da Delta Air Lines por não estar usando sutiã por debaixo da roupa. Sentada no avião, ela foi abordada por uma funcionária que disse que ela precisaria se cobrir, de acordo com o regulamento da companhia aérea estadunidense.

Segundo o relato da moça, ela foi abordada por uma funcionária de controle de embarque que pediu para conversar em particular. A contratada da Delta, então, disse que a camiseta e a calça de moletom da DJ mostravam demais e que ela teria que colocar uma peça por cima para seguir no avião. 

"É política da Delta retirar da aeronave qualquer pessoa com roupas reveladoras. Vou permitir que você permaneça no avião, se colocar sua jaqueta", teria dito a funcionária à passageira. "Eu estava vestida como um garotinho... não tinha ideia do que ela estava falando [...] Havia homens naquele voo com mais peito que eu", reagiu Archibold.