Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Começa hoje!

Travessia: Crime brutal foi inspiração para história da protagonista, Brisa

Um crime brutal foi inspiração para história da protagonista, Brisa, na nova novela das 9, Travessia; saiba mais

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 10/10/2022, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um crime brutal foi inspiração para história da protagonista, Brisa, na nova novela das 9, Travessia; saiba mais - Reprodução/Globo
Um crime brutal foi inspiração para história da protagonista, Brisa, na nova novela das 9, Travessia; saiba mais - Reprodução/Globo

Travessia será repleta de temas contemporâneos, mas com muito mistério, amores e ambições como uma clássica novela das 9. Com estreia marcada para esta segunda-feira (10), a trama será focada na vida de Brisa, a protagonista interpretada por Lucy Alves, inspirada em uma história real.

Escrita por Glória Perez, a substituta de Pantanal terá como ponto de partida da história é uma deep fake (inteligência artificial usada para realizar montagens substituindo rostos e vozes em vídeos realistas) contra Brisa.

O caso brutal que inspirou a história da autora foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores do Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014.

"Foi um caso que me surpreendeu muito, fiquei chocada, acompanhei na época. Ali, no caso da Fabiane, não se tratava nem de uma fotografia que tivessem trocado o rosto dela, foi um retrato falado”, conta  Glória em entrevista ao Gshow.

Na época, um retrato falado sobre uma suposta sequestradora de crianças envolvida com bruxaria apresentou semelhanças suficientes para que a mulher fosse cercada por moradores do município paulista e linchada até a morte.

brisa

“Veja o alcance e as consequências que uma 'brincadeira' dessa pode causar. No caso da Fabiane, não tinha nenhuma sequestradora sendo procurada. Alguém mudou de graça um retrato, e ao chegar em uma praça, alguém reconheceu a mulher porque tinha visto aquela foto no Facebook”, comenta Perez.

A autora conta ainda que se inspirou nesta história para levar um ensinamento ao público: "Quis trazer essa história para mostrar também até onde pode chegar uma 'brincadeira' dessa. Uma pessoa perdeu a vida por causa de uma ‘brincadeira’ dessa”, reforça Gloria.

O DRAMA DE BRISA

Na nova novela das 9, um grupo de jovens, em Portugal, faz uma montagem de brincadeira, sem pensar o quanto isso pode prejudicar a dona da imagem usada nessa montagem.

Do outro lado do mundo, no interior do Maranhão, essa ação impacta e transforma radicalmente a vida de Brisa.

A protagonista se vê obrigada a encarar uma longa e complexa travessia para recuperar sua identidade e sua vida.

AMBIENTAÇÃO 

Travessia é a próxima novela das 9h da TV Globo e a história se passará no Maranhão. Mas o que você conhece do cenário e da cultura do lugar? Saiba mais sobre o estado em que se passará o folhetim.

Uma das festas folclóricas que serão retratadas na novela é o Bumba meu boi, uma dança folclórica que narra a história de amor, morte, ressurreição e perdão vivida personagens humanos e animais fantásticos.

A festa reúne adereços, músicas, danças e representação teatral para contar a história de um homem que atende ao pedido de sua mulher grávida: comer a língua de um boi. O casal era empregado de uma fazenda e corta a língua de um dos bois favoritos do patrão para realizar o desejo da mulher.