Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / CASO PASSADO?

Terra e Paixão: Cândida morre e enterra segredo de Agatha junto: "Se arriscou..."

Após tentativa de assassinato, Cândida tenta revelar segredo e morre sufocada em 'Terra e Paixão'; saiba qual é o segredo

Terra e Paixão: Cândida morre e enterra segredo de Agatha junto - Reprodução/TV Globo
Terra e Paixão: Cândida morre e enterra segredo de Agatha junto - Reprodução/TV Globo

Após quase ser morta por Irene (Gloria Pires), Cândida (Susana Vieira) terá um triste fim em Terra e Paixão, levando consigo um dos maiores mistérios da trama para o túmulo. Depois da tentativa de assassinato da vilã, a dona do bordel ficará cada vez mais fragilizada e resolverá expor o grande segredo de Agatha (Bianca Bin) para Antônio (Tony Ramos). No entanto, Cândida não sobreviverá até o final da conversa, deixando uma pulga atrás da orelha do fazendeiro.

As cenas estão previstas para a próxima quarta-feira (31), quando Cândida já estará acamada esperando pelo fim. Mas, antes, a cafetina chamará Antônio até o quarto para se despedir e tirar o peso do grande segredo dos ombros. "Eu não podia partir sem falar com você, Antônio. Sempre foi um amigo... Eu sei muito bem da sua fama, os absurdos que cometeu", começará ela.

"Me chamou para criticar? Segure sua língua, velha tinhosa, você também tem fama e cometeu absurdos", disparará Antônio. A dona do bar logo irá rir da provocação e mudará de assunto. "Esse é o Antônio de quem eu sempre gostei. Com a resposta na ponta da língua. Eu sei que estou partindo...", lamentará. "Só não vá embora sem resolver um peso que tenho no coração", pedirá o fazendeiro.

Antônio, então, questionará qual era a ligação entre Cândida e sua primeira esposa, já que sabe que Agatha nunca foi uma garota de programa. "Não foi. Nem teria talento pra isso. Eu a ajudei quando... Quando a família mandou ela vir morar na cidade, ela estava desnorteada... Ajudei como pude", revelará a cafetina. 

Logo, o fazendeiro declara o amor por Agatha e Cândida aproveita para tentar revelar o segredo: "Eu preciso te dizer... Eu sei que você culpa o Caio pela morte da mãe", começará a dona do bar, mas Antônio não dará tanta atenção. "Ela morreu no parto... Esse filho foi seu assassino", acusará o homem. Nesse momento, Cândida mostrará dificuldade ao respirar, ainda assim continua: "Não, há algo que você precisa saber... Agatha nunca poderia ter engravidado porque... Justamente, ela..."

A cafetina será interrompida por uma crise de tosse e Antônio ficará impaciente com as defesas da amiga. "Está querendo defender o Caio... Esse filho que quer me processar. Você quer defender quem não merece", afirmará. "Não, não há culpado pela morte da Agatha. Ela se arriscou... Mas sabia que estava se arriscando", continuará Cândida em seus últimos fôlegos.

Finalmente, chamando a atenção de Antônio, o fazendeiro pedirá que ela explique a história. Porém, Cândida fará um gesto para demostrar que está sufocando. "Eu... Agatha... Você... Caio...", sussurrará. Ao perceber que Cândida está morrendo, Antônio gritará por ajuda e pedirá que chamem um médico, mas não será a tempo. "A... Adeus... Eu tive uma vida linda, eu me despeço com alegria... Obrigada, vida!", se despedirá Cândida., morrendo em seguida.

O segredo que Cândida escondia era que Agatha teve um filho antes de Caio (Cauã Reymond) e, sendo uma gravidez de risco, os médicos a aconselharam que não engravidasse novamente por conta da alta probabilidade de morte. Mas, ao descobrir que estava grávida de Antônio, Agatha decidiu arriscar e seguir com a gestação que levou a sua vida.

Mais adiante da história, o público descobrirá que o meio-irmão de Caio é Jonatas (Paulo Lessa), primo do falecido marido de Aline (Barbara Reis), que também tem um interesse amoroso na fazendeira. Antes de conhecer Antônio, a mãe de Caio teve um caso com Gentil (Flávio Bauraqui), com quem teve Jonatas. Com medo do julgamento de ser uma mulher solteira com filhos, Agatha deixou o filho para o pai cuidar e seguiu com sua vida.

LUANA ARMA PARA ESVAZIAR O BORDEL E ENGANA OS COLEGAS DE TRABALHO

Enquanto os personagens principais ainda estão procurando suas alma gêmeas, Luana (Valéria Barcellos) já tem seu próprio 'cacho' em Terra e Paixão. No entanto, a gerente do bar da Cândida (Susana Vieira) esconde a identidade do amado até da própria sombra e esse mistério só será revelado depois de vários capítulos.