Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / RODA DA VIDA

Sem audiência, novela encerrava teledramaturgia da Record há 23 anos

Baixo desempenho de 'Roda da Vida' levou a Record a suspender, temporariamente, a produção de telenovelas, deixando um hiato de mais de dois anos com o gênero

Arthur Pazin

por Arthur Pazin

apazin_colab@caras.com.br

Publicado em 17/04/2024, às 20h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Helena Fernandes e Emílio Orciollo Neto em 'Roda da Vida' (2001), na Record - Arquivo/Record
Helena Fernandes e Emílio Orciollo Neto em 'Roda da Vida' (2001), na Record - Arquivo/Record

Reativada em 1997, a teledramaturgia da Record tirava férias em 2001 após a baixa audiência de Roda da Vida, novela de Solange Castro Neves, que estreava, há 23 anos, no dia 17 de abril. Protagonizada por Helena Fernandes e Juan Alba, a trama, que contou com direção de Del Rangel, não ganhou uma substituta e deixou a emissora sem folhetins por mais de dois anos.

Depois de ficar 20 anos sem novelas - desde O Espantalho (1977) -, a Record retomou com o gênero com a estreia de Canoa do Bagre (1997). Em seguida, o canal levou ao ar tramas como Estrela de Fogo (1998), Louca Paixão (1999), Tiro e Queda (1999), Marcas da Paixão (2000) e Vidas Cruzadas (2000).

Produzidas em parceria ou não, os folhetins marcaram uma fase de quatro anos na teledramaturgia da emissora. O ciclo foi interrompido com a exibição de Roda da Vida. De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, à época, a novela foi uma trama considerada "conturbada" pelo canal. Segundo a reportagem, o folhetim correu o risco de ser encurtado e teve a autora da novela substituída por seus assistentes, Enéas Carlos e Maria Duboc por conta dos cinco pontos registrados no ibope.

É que na ocasião, a Record esperava alcançar pelo menos 10 pontos com novelas, principalmente por conta do investimento realizado para sua produção, situação que acabou afetando a estrutura da trama ao longo de sua exibição. 

Apesar de Roda da Vida não ganhar um folhetim na sequência, o núcleo de teledramaturgia da Record seguiu em ativa mesmo com o fim da novela. Em seu lugar, a emissora exibiu a série infantil Acampamento Legal, atração realizada em parceria com produtoras que também era exibida pelas manhãs no programa Eliana & Alegria.

Trama dramática

Roda da Vida contava a dramática história de Sofia (Helena Fernandes). De criança, ela havia sido expulsa de uma propriedade com os pais, indo morar em uma favela e enfrentando, por sua vez, um incêndio no local, fato que culmina na morte de seus pais.

Sofia, então, é acolhida por Malaquias (Tony Tornado) e passa a vida jurando vingança a quem destruiu sua famíolia. Na fase adulta, Sofia é uma bela modelo que trabalha para Alan Lee (Juan Alba), por quem é apaixonada e tem um filho.

Obcecada pela vingança, Sofia se torna amante de Marcelo (Henri Pagnoncelli), herdeiro da família que expulsou seus pais no passado. Em uma nova tragédia que beira a vida de Sofia, Marcelo é morto acidentalmente pelo filho Alex (Emilio Orciollo Neto), por quem Sofia acaba se envolvendo e se unindo contra Camila (Eliete Ciigarini), a viúva de Marcelo.

Confira a chamada de elenco da novela: