Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / pioneira!

Maria Clara Spinelli: quem é a atriz que fará a primeira protagonista trans da Globo?

Atriz Maria Clara Spinelli interpreta Renée em 'Elas por Elas', a primeira protagonista trans em uma novela; saiba quem é

Maria Clara Spinelli: quem é a atriz que fará a primeira protagonista trans? - Reprodução/TV Globo
Maria Clara Spinelli: quem é a atriz que fará a primeira protagonista trans? - Reprodução/TV Globo

Com várias tramas inesperadas, o remake de Elas por Elas estreia na Rede Globo na próxima segunda-feira (25). E junto de diversas personagens interessantes, será apresentada para o público a bela Renée, a primeira protagonista trans de uma novela. Sendo um marco para a televisão brasileira e para representatividade LGBT+, a atriz Maria Clara Spinelli assume esse papel com sensibilidade.

Maria Clara é uma atriz transgênero premiada que já fez parte do elenco de vários sucessos da Globo. Seu primeiro papel na televisão foi na novela Salve Jorge (2013), escrita por Glória Perez. Na trama, ela interpretou Anita, uma das vítimas de tráfico humano. A história abordou um tema extramente sensível que mexer com Maria Clara. Na época, a atriz declarou que sentia a mesma dor que a sua personagem.

Antes disso, Maria Clara já havia sido premiada por seu papel no filme Quanto Dura o Amor? (2010), de Anna Muylaert e Roberto Moreira. Ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz em três festivais: Hollywood Brazilian Film Festival, Monaco Film Festival e Palm Springs Film Festival. O projeto deu um grande destaque em sua carreira, colocando seu nome em evidência no meio artístico.

Após a novela de Glória Perez, a atriz ainda trabalhou em A Força do Querer (2017), onde atuou ao lado da atriz Débora Falabella. Maria Clara também faz parte do elenco das séries Supermax (2016) e Carcereiros (2018), sucessos na plataforma da Rede Globo. Ainda assim, a atriz destaca a dificuldade de um artista trans na mídia.

Em 2018, Maria Clara desabafou a falta de papéis que sofreu, mesmo com uma carreira consolidada. "Eu, Maria Clara Spinelli, atriz, estou sem trabalhar desde o final da novela 'A Força do Querer'. E, embora eu tenha um 'nome' no meio artístico e seja respeitada e premiada, também ninguém me dá emprego", escreveu a famosa em seu Instagram.

Em 2019, a atriz também criticou a hipocrisia de inclusão em uma live com a atriz Suzana Pires, onde destacou que a produção sempre a via com a atriz perfeita para fazer uma personagem trans, mas que não abriam as portas para que ela pudesse fazer algo diferente. "As pessoas nunca me convidaram para outra coisa. Só me convidam para personagens transgêneros", declarou Maria Clara.

ELAS POR ELAS: CONHEÇA AS SETE PROTAGONISTAS DO REMAKE DA NOVELA SUCESSO EM 1982

A novela Elas por Elas, que foi um sucesso em 1982, escrita por Cassiano Gabus Mendes, vai ganhar uma nova versão na Globo em 2023. A trama será adaptada pelos autores Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Amora Mautner. A novela terá muitas mudanças em relação à original, como o cenário, os nomes e perfis de alguns personagens, e o tom. Mas o que não vai mudar é o elenco feminino de peso, que promete arrasar na tela. Conheça as sete protagonistas do remake de Elas por Elas: