Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / VAI SER CORTADO?

Após censuras em 'Vai na Fé' e 'Aruanas', 'Mulheres Apaixonadas' vai reprisar beijo lésbico?

Após modificações nas tramas atuais, beijo entre Clara e Rafaela pode ser cortado da reprise de 'Mulheres Apaixonadas'; entenda

Após censuras em 'Vai na Fé' e 'Aruanas', 'Mulheres apaixonadas' irá reprisar beijo lésbico? - Reprodução/TV Globo
Após censuras em 'Vai na Fé' e 'Aruanas', 'Mulheres apaixonadas' irá reprisar beijo lésbico? - Reprodução/TV Globo

A Globo se envolveu em várias polêmicas nas últimas semanas após fazer alguns cortes em cenas LGBTQIA+ das novelas Vai na Fé e Aruanas. Apesar de apresentar núcleos diversos envolvendo a comunidade em suas principais novelas (Amor Perfeito, Vai na Fé e Terra e Paixão), a emissora vem censurando as cenas de afeto entre os casais do mesmo sexo e revoltando os telespectadores.

No entanto, isso gera um questionamento sobre o que acontecerá com o romance entre Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) em Mulheres Apaixonadas. O último capítulo da novela, transmitido em outubro de 2003, deu destaque a uma cena ousada para a época. O casal protagonizou um beijo que gerou um debate interno, com resultados surpreendentes.

Na cena mencionada, durante a festa de formatura, os alunos se preparam para encenar o clássico de William Shakespeare Romeu e Julieta. Escalado para o papel de Romeu, Rodrigo (Leonardo Miggiorin) é substituído de última hora após um acidente. Por ser a única que decorou todas as falas, Rafaela toma o lugar do jovem e entra em cena caracterizada como um homem. Ela contracena com a namorada Clara, que vive Julieta, e no final da peça trocam um singelo beijo.

Mesmo que fosse apenas uma representação para a peça, a cena foi considerada muito ousada na época e gerou muitos debates dentro da emissora. A Globo, inclusive, fez uma pesquisa que surpreendente mostrou que apesar dos telespectadores gostarem da representação de um casal lésbico na novela, eles não queriam uma cena onde as personagens trocassem beijos.

Este ano, a pauta sobre representações de relacionamentos entre LGBTQIA+ nas novelas voltou a surgir após as recentes cenas cortadas na novela das sete e na série original da Globoplay Aruana. Várias cenas entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) e Yuri (Jean Paulo Campos) e Vini (Guthierry Sotero), de Vai na Fé, foram modificadas na edição. O romance entre Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto), de Aruanas, também vem sendo cortado.

No entanto, esses cortes já não vêm agradando mais o público da Globo. Nos últimos tempos, os telespectadores estão se manifestando contra os cortes nas redes sociais, com o apoio até mesmo dos atores envolvidos. "As cenas de Clara e Helena são lindas. Mas os segundos finais são sempre reveladores. Sempre há um corte brusco", apontou um internauta. Priscila e Regiane, atrizes que dão a vida ao casal da novela das sete, também já alfinetaram várias vezes a emissora ao verem o resultado da edição.

ATRIZES ALFINETAM CENSURAS DE BEIJOS NA NOVELA

Clara e Helena em Vai na Fé, as atrizes Regiane Alves e Priscila Sztejnman deram uma alfinetada na Globo após todos os beijos das duas na novela terem sido censurados até o momento. A emissora também censurou beijos entre Yuri (Jean Paulo Campos) e Vini (Diego Riques).