Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Notícias / QUE PERIGO

Terremoto? Ruas racham em Gramado e 110 famílias são evacuadas às pressas

Bairro em Gramado, na Serra Gaúcha, é evacuado após o aparecimento de rachaduras enormes no chão; veja

Adriana Peraita Publicado em 22/11/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ruas racham em Gramado e 110 famílias são evacuadas às pressas - Reprodução/X
Ruas racham em Gramado e 110 famílias são evacuadas às pressas - Reprodução/X

Os moradores do bairro de Três Pinheiros em Gramado, na Serra Gaúcha, foram evacuados de suas residências pela Defesa Civil do município após o aparecimento de grandes rachaduras na Avenida Perimetral, que corta a região.

Imagens impressionantes mostram fendas em vários pontos da avenida, inclusive em partes asfaltadas. De acordo com informações da Band, algumas rachaduras possuem até 150 metros de extensão e 1 metro de profundidade. Segundo a Prefeitura de Gramado, cerca de 110 famílias deixaram suas casas devido ao risco de desabamentos.

O Rio Grande do Sul vem sofrendo com chuvas intensas nos últimos dias, o que pode estar relacionado às movimentações de terra atípicas. Em nota, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) disse que, com a continuidade da chuva, "há risco de movimentação de solo, com chance de novos danos estruturais às residências do condomínio e do entorno".

A Prefeitura de Gramado contratou uma equipe de técnicos para vistoriar a situação na cidade. De acordo com uma primeira análise, há quatro pontos onde as rachaduras se concentram. É no bairro de Três Pinheiros que a situação está mais crítica.  

CRIANÇA ENGASGADA É SALVA POR BOMBEIRO QUE ESTAVA DE FOLGA EM LANCHONETE

Uma criança, de 1 ano de idade, foi salva de um engasgo por um bombeiro que estava de folga neste domingo (19) em uma lanchonete, em Dourados, no Mato Grosso do Sul. O profissional performou uma manobra de Heimlich para livrar o bebê do sufocamento.

Em um registro feito pela câmera de segurança da lanchonete, é possível ver o momento em que a criança se engasga. Rapidamente, a mãe do menino se levanta e começa a sacudí-lo em uma tentativa de impedir o engasgo.

Ao perceber a cena, o bombeiro Hilton Ratier de Sousa interveio, pegou o neném no colo e realizou a manobra de Heimlich. A criança estava com o lábio roxo quando foi socorrida, um indício da obstrução da passagem de ar.