Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Música / TRISTEZA

Morre aos 80 anos a cantora Leny Andrade, diva do jazz brasileiro

Morre aos 80 anos a cantora Leny Andrade; ela morava no Retiro dos Artistas desde 2018

Gustavo Assumpção

por Gustavo Assumpção

gassumpcao@caras.com.br

Publicado em 24/07/2023, às 10h38 - Atualizado às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Morre aos 80 anos a cantora Leny Andrade, diva do jazz brasileiro - Reprodução/ Instagram
Morre aos 80 anos a cantora Leny Andrade, diva do jazz brasileiro - Reprodução/ Instagram

Morreu nesta segunda-feira (24) a cantora Leny Andrade, informou o g1. Segundo as primeiras informações, ela não resistiu após uma piora em seu quadro clínico e faleceu nesta manhã.

Aos 80 anos, ela estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste. Ela ainda tentava se recuperar de uma pneumonia grave contraída em junho - na época, a cantora ficou inclusive intubada.

Leny Andrade vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, desde 2018, quando pediu a ajuda da instituição. Segundo a assessoria do local, ela sofreu uma piora no final de semana e não conseguiu se recuperar. 

Nas redes sociais, o perfil oficial da artista prestou uma homenagem. "A diva do Jazz Brasileiro, Leny Andrade, foi improvisar no palco eterno. Leny faleceu nessa manhã, cercada de muito amor. As informações do velório serão divulgadas em breve. A voz de Leny Andrade é eterna!", diz a mensagem.

QUEM FOI LENY ANDRADE?

Nascida no Rio de Janeiro em 26 de janeiro de 1943, Leny de Andrade Lima começou a carreira como crooner em boates no Rio de Janeiro - como o Beco das Garrafas, um dos espaços mais importantes da vida boêmia na cidade. Ainda muito jovem, morou no México e também tem passagens marcantes pelos Estados Unidos e pela Europa, onde afinou seu talento para a improvisação.

Foi uma importante intérprete de clássicos da Bossa Nova. Seu estilo incomparável a levou a ser considerada como a maior cantora de jazz da história da música brasileira - feito que é visível em álbuns lançados entre as décadas de 70 e 90.

Quando se mudou para os Estados Unidos, gravou vários discos na área do samba-jazz. Em 1983, lançou o LP duplo “Leny Andrade ao vivo – Volume 1e 2”, com capa de Juarez Machado e produção de José Maurício Machline. O álbum é considerado um registro importante da vocalidade da cantora.  

Veja: