Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / SUCESSO NA ARTE

Zé Celso ajudou na carreira de grandes atores; saiba quais começaram no Teatro Oficina

Nomes como Reynaldo Gianecchini e Marieta Severo começaram sua carreira no Teatro Oficina, de Zé Celso; veja outros noes

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 06/07/2023, às 12h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atores que começaram no Teatro Oficina - Reprodução/Instagram
Atores que começaram no Teatro Oficina - Reprodução/Instagram

Além de ser um gênio da dramaturgia, Zé Celso ficou marcado na história do teatro brasileiro após a criação do Teatro Oficina. O artista, que faleceu nesta quinta-feira (6), foi responsável por ajudar a lançar grandes nomes da dramaturgia. Saiba quais atores começaram no Teatro Oficina:

Reynaldo Gianecchini

Reynaldo Gianecchini foi um dos artistas que deu o primeiro passo na carreira como ator no projeto criado por Zé Celso. Ele estreou no teatro com a peça Cacilda, em 1998. Após 20 anos de seu último trabalho com o dramaturgo, Gianecchini o reencontrou no filme Fédro.

“Nem nos meus melhores sonhos poderia visualizar um começo de carreira tão intenso e determinante como esse. Naquele momento, entendi que dali pra frente nada seria como antes, meu destino nas artes estava selado”, disse ele para jornal O Globo.

Marieta Severo

Em 1968 a atriz esteve na peça Roda viva, interpretando Juliana, sob direção de Zé Celso. A produção foi o primeiro texto teatral de Chico Buarque e estreou poucos meses antes do período mais complicado da ditadura militar.

Marília Pêra

Quem também esteve na peça Roda Viva foi a atriz Marília Pêra, que interpretou a personagem de Marieta Severo após a veterana. Sua atuação na peça levou à sua prisão durante a Ato Institucional n.º 5 da Ditadura Militar,

Zezé Motta

Zezé Motta também fez parte do elenco de Roda Viva e estreou profissionalmente na produção após se formar como atriz no Teatro Tablado. Em seguida, em 1969, fez o lendário musical Hair.

Zezé Motta
Reprodução/ Instagram

Tarcísio Meira

Tarcísio Meira fez parte do elenco de Os Pequenos Burgueses, em 1963, dirigida por Zé Celso. O veterano foi um dos nomes que cresceu no mundo artístico com ajuda do Teatro Oficina. Tarcísio se tornou um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira.

Raul Cortez

Assim como Tarcísio Meira, Raul Cortez também esteve na peça Os Pequenos Burgueses. Além dessa, o ator também fez parte do elenco de As Criadas, uma versão transgênera da original, com a atuação, também, de Zé Celso e Marcelo Drummond.

Leona Cavalli

A atriz fez parte do elenco de Cacilda e interpretou a personagem e atriz Cacilda Becker. Após o sucesso no final da década de 90, a atriz voltou com a história da veterana para uma leitura ao vivo do projeto Cacilda... por ela mesma!.

Leona
Reprodução/ Instagram

Renato Borghi

A peça Rei da Vela, que foi um marco para a história do Teatro Oficina, contou com Renato Borghi no elenco, interpretando o personagem Abelardo. A consagração do ator se deu na produção, que tem texto de Oswald de Andrade, convertido em manifesto tropicalista pelo Zé Celso.

Renato
Reprodução/ Instagram

A morte de Zé Celso

O dramaturgo e ator Zé Celso Martinez faleceu nesta quinta-feira (06), dois dias após ser vítima de um incêndio no apartamento em que morava. Aos 86 anos, o artista não resistiu aos ferimentos e morreu na UTI. De acordo com o jornal O Globo, o astro faleceu na manhã desta quinta-feira, encerrando uma longa e marcante carreira no teatro.

Ele estava internado no Hospital das Clínicas desde o acidente que deixou mais de metade do corpo queimado. Nesta quarta-feira (05), passou a apresentar insuficiência renal, complicando ainda mais a situação clínica.

Ele dormia no quarto quando um aquecedor iniciou o incêndio, se espalhando rapidamente pelas roupas no aposento. Além dele, o marido Marcelo Drummond e dois atores, Victor Rosa e Ricardo Bittencourt, foram atendidos por terem inalado a fumaça do incêndio.