Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / UAU!

Um ano sem Gal Costa: homenagens, revelações e polêmicas envolveram a cantora após sua morte

Entre homenagens, revelações e polêmicas, confira tudo o que aconteceu nesse um ano sem Gal Costa; veja

Gabriela Cunha

por Gabriela Cunha

gcunha_colab@caras.com.br

Publicado em 09/11/2023, às 19h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entre homenagens, revelações e polêmicas, confira tudo o que aconteceu nesse um ano sem Gal Costa; veja - Reprodução/Instagram
Entre homenagens, revelações e polêmicas, confira tudo o que aconteceu nesse um ano sem Gal Costa; veja - Reprodução/Instagram

Gal Costa foi uma das maiores vozes da música popular brasileira, com uma carreira de mais de 50 anos e mais de 30 álbuns lançados. Ela faleceu aos 77 anos, após um infarto fulminante, em 9 de novembro de 2022. Desde então, muitas coisas aconteceram, envolvendo homenagens, revelações e polêmicas. Relembre tudo que marcou o primeiro ano sem Gal Costa.

A polêmica do sepultamento

Uma das primeiras controvérsias que surgiram após a morte de Gal foi sobre o local do seu sepultamento. A cantora foi enterrada em São Paulo, e não no Rio de Janeiro, onde ela havia comprado um jazigo perpétuo ao lado da mãe, no cemitério São João Batista.

Esse fato gerou questionamentos de amigos próximos da cantora, que suspeitaram de algo estranho por trás da decisão. O ex-empresário e amigo de Gal, Paulo Lima, escreveu nas redes sociais: “Quem deseja apagar e esconder essa pessoa amada por tantos? O que há por trás de tudo isso?”. A viúva de Gal, Wilma Petrillo, respondeu: “Paulo, você não sabe de nada”.

O desabafo do filho

O filho de Gal, Gabriel Costa, se pronunciou pela primeira vez sobre a perda da mãe em uma entrevista emocionante para o Fantástico, em dezembro de 2022. Gabriel, que é reservado e tímido, revelou detalhes da relação que tinha com a mãe, que ele descreveu como “muito melosa” e “muito grudenta”.

Ele também falou sobre o legado de Gal na música brasileira e disse que seguiria em frente, firme e forte, sabendo que a mãe estaria olhando por ele. “Sei que minha mãe tá lá em cima, me olhando. Vou me manter firme e forte e seguir”, afirmou.

A revelação surpreendente

Uma revelação surpreendente foi feita pela própria Gal, em uma entrevista concedida ao jornal O Globo, pouco antes de morrer. Ela contou que, no passado, planejou ter um filho biológico com o cantor Milton Nascimento, com quem nunca teve um romance, mas uma grande amizade.

“Eu e Bituca (Milton Nascimento) tínhamos um projeto de ter um filho juntos. Olha só, que oferecida eu era… (risos). Mas era por causa das nossas vozes. Achávamos que um filho nosso teria uma voz especial”, relatou ela. Porém, Gal descobriu que teve uma menopausa precoce, aos 42 anos, e não podia mais engravidar.

Homenagem de Marina Sena

Uma das homenagens mais bonitas e emocionantes a Gal Costa foi feita pela cantora Marina Sena, que se apresentou no festival The Town, em setembro de 2023. Marina, que é uma das revelações da nova música brasileira, cantou várias músicas que foram sucesso na voz de Gal.

Entretanto, a apresentação deu o que falar nas redes sociais e a artista resolveu vir a público para rebater as críticas. A cantora refutou os comentários de que não seria boa o suficiente para tal homenagem: "Vocês juram que se eu fosse ruim eu seria uma menina de taiobeiras que tá conquistando tanta coisa? Por qual motivo isso tudo me seria dado? De graça assim?", começou ela.

"Não tenho sobrenome, não tinha dinheiro, influência, não tinha absolutamente nada. Não havia nenhum motivo pra eu estar aqui a não ser minha própria coragem, dedicação, autenticidade e talento, Vocês que se mordam!", detonou Marina Sena.

A homenagem no cinema

Uma das maiores homenagens a Gal Costa foi o lançamento do filme Meu Nome é Gal, uma cinebiografia que mostra o início da sua carreira, sua relação com outros artistas da Tropicália e sua consagração como uma das maiores vozes do país.

O filme foi lançado nos cinemas em outubro de 2023, pouco antes do primeiro aniversário da morte de Gal. A atriz Sophie Charlotte interpreta Gal Costa no filme, que tem direção de Dandara Ferreira e Lô Politi. O filme recebeu críticas mistas, sendo elogiado pela atuação de Sophie, mas criticado pela falta de profundidade e emoção na narrativa.

Gal Costa foi uma das principais representantes da Tropicália, um movimento musical e cultural que revolucionou a arte brasileira nos anos 1960. Ela também se destacou por sua versatilidade, transitando por diversos gêneros musicais, como MPB, samba, rock, pop, bossa nova e baião. Ela deixou uma legião de fãs, admiradores e amigos, que continuam celebrando a sua obra e a sua vida.

Não perca nenhuma notícia dos famosos: siga a Contigo! no Instagram.