Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

Tuberculose: Quais são os riscos da doença que internou Isis Freitas aos 22 anos?

Em entrevista exclusiva, a médica Leticia Rodrigues explica o que é e quais os riscos da tuberculose, doença enfrentada pela atriz

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 14/11/2023, às 17h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atriz Isis Freitas - Reprodução/ Instagram
Atriz Isis Freitas - Reprodução/ Instagram

A atriz Isis Freitas faleceu aos 22 anos no último domingo (12) após ser internada com tuberculose. O caso comoveu alguns artistas, que prestaram homenagens à jovem nas redes sociais. Em conversa com a CONTIGO!, Leticia Rodrigues Porciuncula, médica e coautora do livro Mulheres na Medicina volume I, explicou quais são as causas e os perigos da doença.

De acordo com a profissional, tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, sendo chamada de tuberculose pulmonar, mas pode acometer diversas partes do organismo. "Por ser uma doença infectocontagiosa, a transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é um fator de risco", disse. "Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias, ela encontra-se muito reduzida".

O principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva, segundo a Dra. Leticia Rodrigues. "Outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga", afirmou. Em entrevista exclusiva, ela ainda explicou que, após o diagnóstico, o tratamento dura cerca de 6 meses e é necessário que o paciente mantenha uma relação com o médico, que irá acompanhá-lo e verificar se o mesmo está seguindo o tratamento corretamente. 

"O tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose resistente às drogas utilizadas e, portanto, mais difícil de ser tratada", comentou a médica. "O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado, deve ser realizado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e compreende duas fases: a de ataque e a de manutenção".

Entretanto, mesmo sendo uma doença com tratamento de praticamente 100% de cura quando realizado de maneira correta, apresenta alta mortalidade, disse a Dra. Leticia Rodrigues, como aconteceu com a atriz Isis Freitas. "As principais complicações são septicemia, insuficiência respiratória e hemorragias de vias respiratórias, refletindo a gravidade do quadro clínico", pontuou.

"Conclui-se que o elevado percentual de óbitos ocorridos antes do término do tratamento terapêutico básico remete à descontinuidade do tratamento, um sério problema que ameaça o controle da doença no país. Esse desfecho está relacionado com a barreira de acesso, tratamento e a barreira à continuidade do cuidado, que deveria ser considerada prioridade pelos serviços", finalizou.

Quem foi Isis Freitas?

Ela fez sucesso como modelo e logo incorporou também o trabalho de atriz, estreando no teatro enquanto protagonizava campanhas publicitárias. Tinha quase 4 mil seguidores em seu Instagram oficial, onde compartilhava ensaios fotográficos, trabalhos e registros de viagens, shows e momentos de lazer.

Sua última publicação foi em setembro deste ano, na qual ela compartilhou alguns registros de um ensaio. Nas fotos, Isis aparece sorrindo com um blazer laranja. O anúncio de seu falecimento foi compartilhado nas redes sociais.

"Boa tarde. Venho comunicar o falecimento de Isis Freitas. Informaremos depois sobre o velório e sepultamento", dizia. Quem também lamentou a partida precoce da atriz foi Larissa Manoela. "Ainda em choque com a sua partida! Menina jovem, muito doce, muito talentosa e carinhosa. Descanse em paz, Isis! Meus sentimentos a toda família", escreveu. A jovem foi sepultada na última segunda-feira (13) no Rio de Janeiro.