Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / DRAMA

Trissomia do cromossomo 13: o que é a condição que levou o filho de Zé Vaqueiro para a UTI

Trissomia do cromossomo 13: entenda a condição de Arthur, filho de Zé Vaqueiro

Gustavo Assumpção

por Gustavo Assumpção

gassumpcao@caras.com.br

Publicado em 26/07/2023, às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trissomia do cromossomo 13: o que é a condição que levou o filho de Zé Vaqueiro para a UTI - Reprodução/ Instagram
Trissomia do cromossomo 13: o que é a condição que levou o filho de Zé Vaqueiro para a UTI - Reprodução/ Instagram

O filho do cantor Zé Vaqueiro com a modelo Ingra Soares nasceu com uma malformação congênita chamada trissomia do cromossomo 13. Também chamada de síndrome de Patau, ela causa deficiências físicas e intelectuais graves.

A notícia foi revelada nesta quarta-feira (26), dois dias após o nascimento do pequeno Arthur.Segundo a equipe, a mamãe já recebeu alta médica, mas o cantor cancelou todos os shows até o dia 17 de agosto para apoiar a família nos próximos dias.

"Na tarde de segunda-feira, 24, nasceu Arthur, filho caçula de Ingra Soares e Zé Vaqueiro, que já são pais de Daniel de três anos e Nicole de 13 anos. A mãe passa bem e já recebeu alta hospitalar. O bebê encontra-se na UTI devido a uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13", declarou a equipe. 

O que é a trissomia do cromossomo 13, ou síndrome de Patau?

É uma doença genética causada pela presença de um cromossomo 13 a mais. A doença é congênita, ou seja, aparece ainda durante a formação do bebê.

O que acontece com os bebês que nascem com trissomia do cromossomo 13?

De acordo com especialistas em genética, os bebês com a malformação geralmente têm problemas de crescimento no útero. É comum nascerem com baixo peso e problemas cardíacos congênitos. Também pode existir a microcefalia, problemas no cérebro e diferenças físicas, como os olhos pequenos. Surdez, falta de pele e cistos também podem ser vistos.

Como é feito o diagnóstico da trissomia 13?

A malformação pode ser realizada tanto por exame genético como pela observação do médico. Durante a gravidez, é possível que os médicos já percebam a questão e alertem os pais.

SEGUNDO FILHO

Este é o segundo filho do cantor com Ingra Soares. Eles anunciaram a gestação em janeiro em uma publicação nas redes sociais. "Deus, tu sonda os nossos corações, sabe de todas as coisas e ser papai era um dos meus maiores sonhos e o senhor com toda misericórdia me escutou e me deu essa oportunidade de ser pai, foi um sentimento inexplicável e esse sentimento só cresce cada vez mais, tu senhor prepara cada momento no tempo certo o senhor sabe de tudo e sabe quando estamos preparados", afirmou o cantor.