Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

Separação de Fabio Assunção e Ana Verena: Como ficará a guarda da filha?

Advogada especialista em família fala sobre guarda compartilhada de Alana, filha de Fabio Assunção e Ana Verena

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 18/10/2023, às 17h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guarda da filha de Fabio Assunção - Reprodução/ Instagram
Guarda da filha de Fabio Assunção - Reprodução/ Instagram

Fabio Assunção e Ana Verena terminaram o casamento após três anos juntos, após enfrentarem uma crise no relacionamento. Juntos, eles são pais de Alana, de 2 anos. Mas com quem ficará a guarda da pequena? Advogada explica os próximos passos na Justiça.

De acordo com a advogada familiarista Barbara Heliodora, a guarda compartilhada é a alternativa mais saudável para as crianças, já que é uma opção que permite um contato próximo com ambos os pais. "A guarda compartilhada garante legalmente o direito igualitário nos deveres e direitos em relação à criança. Ou seja, tanto o pai quanto a mãe devem ter voz para decidir sobre a divisão do tempo dos filhos com cada um e também sobre expor ou não os filhos, assim ambos têm a responsabilidade de tomar decisões importantes sobre a vida da criança. É fundamental que o diálogo esteja sempre em primeiro lugar, o compartilhamento da guarda é um mecanismo muito importante de combate à alienação parental", explica.

Ainda segundo a profissional, é essencial que os pais estejam abertos a diálogos para os cuidados das crianças e, assim, encontrar soluções para atender às necessidades dos filhos. Inclusive, é crucial que eles deixem suas desavenças de lado em prol de um ambiente seguro e saudável para os pequenos.

Mesmo que em um momento difícil, a guarda compartilhada é uma alternativa menos prejudicial para os filhos. "Apesar da guarda compartilhada ser uma regra no Brasil, existem duas formas dela não ser aplicada, uma delas é quando um dos genitores abre mão deste tipo de guarda, a outra é quando há uma comprovação feita por especialistas de que um dos genitores não está apto para este de tipo de guarda, devendo ser aplicada a guarda unilateral, mas resguardada a convivência de ambos com seus genitores", afirma.

Além disso, a guarda unilateral também pode ser atribuída caso haja muitos conflitos causados pela guarda compartilhada. Segundo a advogada, a guarda é concedida ao genitor que propicia o melhor ambiente de desenvolvimento psíquico para o infante.

Vale ressaltar que, além da pequena Alana,Fabio Assunção também é pai de João, de 20 anos, do seu casamento com Priscila Borgonovi, e de Ella Felipa, de 12 anos, do seu relacionamento com Karina Tavares.

ACABOU!

O casamento de três anos chegou ao fim e a notícia se tornou pública neste domingo (15). Eles, que viveram uma crise no relacionamento recentemente, preferiram seguir caminhos diferentes. A informação foi confirmada pelo colunista Leo Dias, que afirmou que o ex-casal já deu entrada nos papéis do divórcio e já não moram mais juntos há um tempo. Vale ressaltar que eles se casaram em uma cerimônia íntima em outubro de 2020.

Há um mês o colunista Lucas Pasin, do Splash, afirmou que o casamento dos dois viviam altos e baixos. "Ana fala que vai sair de casa, aí depois passa um tempo e eles estão juntos novamente. Logo depois não estão mais. Eles nunca falam claramente sobre, mas têm brigas e desgaste", disse uma das fontes.